Brasileiros em Portugal

Brasileira em Portugal dedica-se a arte gestacional

Brasileira em Portugal
Vanessa Reis
Escrito por Vanessa Reis
Sim, uma Brasileira em Portugal dedica-se a arte gestacional!

Meu nome é Vanessa Reis, tenho 32 anos e sou de Belém do Pará no norte do Brasil.

Cidade linda, mais conhecida como cidade das mangueiras e também pelo lindíssimo e emocionante círio de Nazaré.

A Família

Tenho uma família incrível, minha mãe e duas irmãs.

Minha mãe uma guerreira de nos ter criado sozinha, como muitas mães brasileiras. Portanto, sou de família muito humilde e jamais imaginei vir para Portugal, ou qualquer outro país, sendo que vivi e cresci na mesma cidade sempre.

Estudo & Profissão

Estudei em escola pública e não fiz faculdade. Desde criança que adoro desenhar, o que logo se tornou uma profissão para ajudar nas despesas, e logo depois, minha forma de renda.

A arte começou a se tornar não só fonte de renda mas minha paixão. Claro que, tinha que ter outro trabalho para ajudar. Então, me dividia entre minhas pinturas e meu trabalho como operadora de caixa em uma lanchonete (um café).

Porque morar em Portugal?

Creio que a minha vinda para Portugal não seja muito diferente das de inúmeros brasileiros que estão cá ou que pretendem vir.  Ajudar a família e fugir da violência deve ser um relato constante para os imigrantes.

Perdi meus avós, venderam nossa casa, perdi meu emprego, e no momento de desespero decidi fazer algo que nunca imaginei, decidi migrar e com lágrimas, e uma mala cheguei a Portugal.

Sua chegada

Ao chegar, já estava a minha espera um anjo português. Meu grande amigo já estava a minha espera no aeroporto para certificar que não saísse nada errado. Sua ajuda e conselhos foram fundamentais para a minha permanência no país. Ele me ajudou a “desenrascar” como se diz, na procura de emprego, o que mais me preocupava.

Emprego em Portugal

Consegui um emprego e logo adequei-me a minha nova profissão como cuidadora de idosos, o que me ensinou muito como pessoa e como profissional. Adoro dar e receber o carinho que tenho a eles.

Enfim, esse emprego me ajudou a arrendar minha casa, comprar meus móveis, tudo já usado mas cada objeto me fazia sentir orgulhosa.

O Significado de Morar em Portugal

Bem, no meu tempo livre, conhecia Portugal e me encantava sempre que o fazia. A comida, os lugares, as pessoas, e… já falei comida? rs…

Portugal é simplesmente belíssimo, não há palavras para descrever o quão emocionante é pra mim, e de onde vim, falar da beleza, da arquitectura, e cultura portuguesa que só me encanta desde o primeiro dia.

Portugal é tão bom que trouxe a mim meu grande amor. Meu noivo no qual tenho a sorte em ter, um homem maravilhoso que assim como o seu país só me encanta.

Hoje em dia, já com estabilidade que preciso, já posso voltar a dedicar-me as pinturas.

Decidi pela arte gestacional, até pelo momento em que eu e meu noivo estamos passando, em fazer nossa família em Portugal.

A arte da barriguinha é novo para mim e talvez para as “mamãs” de Portugal, e queria me dedicar a isso, algo especial e único que algumas mulheres vivem, criando um desenho personalizado para que elas tenham um mimo muito especial para recordar desse momento.

Em breve espero rever minha família, que a saudade em dias chega ser insuportável, quase uma dor física.

Quando as vê-las será um presente de Deus.

Acho que quando saímos da nossa cidade, como no caso, do nosso país, temos de deixar o medo do desconhecido de lado, para seguir viagem, enfrentar as adversidades que a vida nos revela todos os dias, e conseguimos isso com fé, com respeito às novas pessoas que nos acolhem como seus e o amor que temos a quem deixamos para trás, isso nos faz forte.

Grande abraço!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com | Conteúdo – Imagem via autora.

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Vanessa Reis

Vanessa Reis

Apaixonada por arte nas suas diversas formas, nascida brasileira e "tuga" de coração, está a viver em pleno tudo o que Portugal tem para lhe oferecer.