Brasileiros em Portugal

Família brasileira tem uma nova meta: Morar em Portugal em 2019

Morar em Portugal
Zaira Bosco
Escrito por Zaira Bosco
Começando nossa trajetória: mais uma família brasileira se preparando para morar em Portugal em 2019.

Olá!

Sou a Zaíra, socióloga, 34 anos. Sou casada e temos um filho de 2 anos.

Nós, como tantos outros brasileiros – são 80 mil que já fizeram o percurso que faremos- mudaremos para o Portugal (Porto) em 2019.

Traçamos esse prazo para podermos nos planejar. Afinal, mudar de país requer mais do que apenar resolver papeladas e burocracias; é como viver um luto aos poucos. É de pouquinho e pouquinho que vamos nos despedindo de hábitos, rotinas estabelecidas, apegos e começamos a embarcar na possibilidade de uma nova realidade, na concretização de um sonho.

Dá um frio na barriga pensar em “largar tudo” para viver em um país que sequer conhecemos. Mas, apesar de parecer loucura, tudo está sendo pensado de forma que a mudança seja leve e positiva.

Para começar, posso explicar por que decidimos fazer essa mudança. Também estamos no lugar comum e clichê de quase todos os imigrantes: queremos qualidade de vida. Segurança, saúde pública e educação de qualidade. Aqui vivemos em Brasília- a cidade considerada por vários anos como a de melhor qualidade de vida do país. E, ainda assim, me sinto em uma ilha (não tão segura assim) e não posso sequer passear no parque da cidade com meu filho por medo de ser assaltada. São questões desse tipo que podem parecer pequenas, mas se acumulam no dia a dia e passam a incomodar.

Depois de não conseguir enxergar boas perspectivas para o nosso país, aliado a imensa vontade de conhecer o novo (só se vive uma vez, pessoal! J), decidimos cruzar o Atlântico. De vez.

É aqui, nesse espaço, que vocês poderão acompanhar nossa jornada rumo à terrinha: por quê decidimos por Portugal e pelo Porto; trâmites burocráticos necessários; angústias, receios; sonhos compartilhados; o que faremos por lá, entre outros assuntos. Vamos?

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube
  • Gostaria de mais informações sobre como morar legalmente em Portugal? Se sim, entre em contato!
  • Leu a matéria e gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Se sim, entre em contato! | Imagens via autora.

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Zaira Bosco

Zaira Bosco

Colunista do O-TUGA, socióloga, adora escrever, se aventurar pela cozinha e pelo mundo. Ama desafios e escolheu se mudar para Portugal com a família. Sempre à procura da batida perfeita.