Brasileiros em Portugal

Mas afinal, por que morar em Portugal?

morar em Portugal
Zaira Bosco
Escrito por Zaira Bosco
Mas afinal, por que morar em Portugal? Nunca fomos a Portugal.

Até há alguns meses posso dizer que meu conhecimento sobre o país se limitava à culinária e às famosas piadinhas sobre os portugueses.

Vergonha de admitir, mas Portugal me remetia basicamente a isso: pasteizinhos de Belém, vinho do Porto, bolinhos de bacalhau e portugueses um tanto quanto engraçados sem querer ser (tem cabimento isso? De onde vêm essas piadas portuguesas, alguém pode me responder?).

Bem, a primeira escolha de destino para a mudança foi pelo continente europeu. Já estive em alguns países da Europa e me senti em casa.

Fácil se acostumar a coisas boas, ainda mais quando se está turistando, não é mesmo?  Ok, ok. Sei que morar em outro país são outros 500, mas deixemos para outro post.

A escolha pela Europa também foi facilitada pela minha cidadania italiana. É uma agilidade e tanto para entrar em qualquer país da União Europeia e não ter que passar por toda aquela burocracia de imigrante. Meu marido ainda não tem essa cidadania, então é um pequeno desafio a enfrentar. Aguardem os próximos capítulos.

Idioma. Inglês? Vamos bem, obrigada, mas viver tendo que pensar em outro idioma, não sei não. E, ainda, pretendo fazer Doutorado fora. Fazer uma tese em outro idioma? Não mesmo! Portugal então, oras!

Mas Portugal não é muito parecido com o Brasil? Não é de lá que viemos, afinal? Sim, só que não.

O idioma é o mesmo (ou bem parecido), existem algumas características culturais semelhantes, arquitetura com a mesma origem e é: o 3º país mais seguro do mundo; tem saúde pública de referência mundial; educação pública de excelência (olá, Escola da Ponte). Além de tudo, o clima, em geral, não é tão rígido. Faz calorzinho, faz frio, mas nada que me cause o “efeito cebola” com tanta sobreposição de roupas.

Vamos embora que é pra lá que tá bom!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube
  • Gostaria de mais informações sobre como morar legalmente em Portugal? Se sim, entre em contato!
  • Leu a matéria e gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Se sim, entre em contato! | Imagens via Pixabay.

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Zaira Bosco

Zaira Bosco

Colunista do O-TUGA, socióloga, adora escrever, se aventurar pela cozinha e pelo mundo. Ama desafios e escolheu se mudar para Portugal com a família. Sempre à procura da batida perfeita.