Brasileiros em Portugal

Psicóloga Brasileira em Portugal – Para recomeçar em outro país, é preciso deixar que o otimismo supere o medo

Ana Lúcia Pereira
Escrito por Ana Lúcia Pereira

Uma Psicóloga Brasileira em Portugal

O meu encantamento por Portugal começou em 2014, quando estava iniciando o meu doutorado e participei de um congresso na Universidade do Minho, em Braga. Era primavera, a cidade estava iluminada e muito colorida, com os seus vários e bem cuidados jardins.

No ano seguinte retornei à Portugal para realizar um ano do meu doutorado na UMinho. É o que no Brasil chamamos de “doutorado sanduiche” e em Portugal de “estágio científico avançado”.

Fui muito bem recebida pelos bracarenses e apaixonei-me ainda mais pela cidade, porém o que mais me chamou a atenção foi o privilégio de poder andar tranquilamente pelas ruas.

Há pouco mais de três meses para o meu retorno ao Brasil, conheci o Marcos, que hoje é o meu namorado, e fez com que Portugal se tornasse ainda mais especial para mim.

Psicóloga Brasileira em Portugal

Chegou o momento de voltar, e é claro que eu estava com saudades do meu filho, minha família e meus amigos. Mas, por mais que seja difícil de admitir, não sentia saudades do meu país.

No decorrer de um ano, providenciei a validação dos meus diplomas, a inscrição na Ordem dos Psicólogos Portugueses e o visto de empreendedor.

Não foi uma decisão fácil, pois em São Paulo eu tinha uma carreira consolidada como psicóloga clínica, professora de ensino superior e consultora de RH. Mas o otimismo venceu o medo, e no início deste ano retornei a Braga, desta vez para me estabelecer.

Arrendei uma sala em que atendo moradores de Braga, e via Skype continuei a atender os meus pacientes do Brasil. Os portugueses têm demonstrado bastante curiosidade em relação ao meu trabalho, mas no momento a maioria dos meus pacientes são brasileiros que, como eu, optaram por recomeçar em outro país.

Sinto-me feliz com a qualidade de vida que conquistei e empolgada com os aprendizados que tenho adquirido a cada dia!

Até breve!

PLANO-DE-NEGÓCIO-empreender-em-portugal-visto-d2

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com | Conteúdo – Imagem via autora.

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Ana Lúcia Pereira

Ana Lúcia Pereira

Uma psicóloga brasileira que agora vive em Braga, Portugal.