Brasileiros em Portugal

Uma psicóloga apaixonada pela profissão e por morar em Portugal

psicóloga morar em Portugal
Leticia Machado
Escrito por Leticia Machado

Sim, uma psicóloga apaixonada pela profissão e por morar em Portugal!

Eu sempre quis viver fora do Brasil e em 2013 decidi vir para Portugal para fazer o doutorado.

Eu ficaria aqui por um ano e depois retornaria para escrever a tese lá.

Sou uma psicóloga clínica apaixonada pela profissão, porque sinto que consigo trabalhar de forma próxima às pessoas e ver resultados que mudam verdadeiramente as suas vidas. Assim, como tinha o meu consultório no Brasil, esse parecia ser um bom plano: ter a experiência de viver fora, mas logo voltar ao que eu gostava de fazer.

Vim sozinha, sem família e sem amigos, numa aventura particular de descobrimento pessoal e profissional.

À primeira vista, me apaixonei pela vida no país e me senti muito bem recebida, mas confesso que a adaptação não foi fácil.

Ultrapassar algumas barreiras criadas pelas diferenças culturais no que diz respeito as relações foi desafiador.

A maneira como as pessoas se relacionam aqui é bastante diferente do Brasil e foi necessário algum esforço da minha parte para perceber como as coisas funcionam e me adaptar à nova realidade.

A verdade é que fui aprendendo, conhecendo cada vez mais pessoas, e a vontade de ficar por aqui só aumentou.

Em 2014 decidi juntamente com o meu marido que o melhor, em termos de segurança, seríamos constituir família em Portugal e foi aí que decidi me lançar no mercado de trabalho português.

O processo foi burocrático e demorado. Foi, literalmente, um recomeçar.

Assumi um alto risco quando tomei a decisão de empreender aqui, pois tive de ultrapassar o facto das pessoas não saberem quem eu era, de não conhecer o mercado e, sobretudo, de tentar marcar um espaço de diferença na área.

Acredito que ter tido uma experiência profissional autónoma no Brasil e ter iniciado esse processo dois anos depois de estar a viver aqui, já conhecendo a cultura, facilitou muito todo o processo.

No entanto, sinto que aprendo todos os dias, vou crescendo me deparando com as diferenças e acho mesmo que a entrada no mercado de trabalho é assim: mostrar a cara, ter humildade para aprender, e mostrar a que veio e a diferença que se pode fazer no espaço em que se está.

Foi assim que uni duas grandes paixões: a Psicologia e morar em Portugal.

Até mais!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube
  • Gostaria de mais informações sobre como morar legalmente em Portugal? Se sim, entre em contato!
  • Leu a matéria e gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Se sim, entre em contato! | Imagem via autora.

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Leticia Machado

Leticia Machado

Psicóloga Clínica e fundadora da YellowRoad - Inteligência Emocional, realiza atendimento a crianças, adultos e casais, treino de pais - com foco em promoção da inteligência emocional -, além de consultoria e supervisão para psicólogos. Tem como sua grande missão de vida encorajar as pessoas a serem sempre MAIS – mais felizes, mais realizadas, mais bem-sucedidas.