Brasileiros pelo Mundo

Intercâmbio na Índia

Intercâmbio na Índia
o-tuga
Escrito por o-tuga

Vinicius Almeida Sansana da Silva, brasileiro, natural de São Paulo Capital.

Antes de ir para a Índia eu tinha acabado de terminar o Bacharel em Marketing e já estava trabalhando em uma agência de publicidade.

Quando decidi morar fora, o Brasil estava em uma crise econômica muito forte e eu estava procurando alternativas pois não via vantagens em permanecer no Brasil, uma vez que não iria crescer o que esperava.

Eu estava prestando vagas por todo o mundo, desde Latino America até Turquia, Middle East e South East Asiatico. A primeira empresa que eu passei foi na Índia, me taquei de cabeça e fui.

Como eu brinco, eu não escolhi a Índia, a Índia me escolheu!

Intercâmbio Índia

Eu morei em Bangalore. Bangalore é o segundo hub de tecnologia do mundo, o primeiro é o Vale do Silício.

Bangalore é tipo São Paulo, tem de tudo!

O transporte é muito bom. As vezes eu usava o metro e ônibus, mas você também pode encontrar recursos como o UBER.

Os indianos da minha cidade entendem o inglês, mas eram um pouco confusos. Eles entendem, falam as palavras principais, fazem gestos com a mão e fica tudo resolvido.

Existe muito estrangeiro por lá. Há pessoas de todos os tipos de países, muito mesmo. Eles nem se importam que você é um estrangeiro. Não te olham com aquele olhar de “olha o gringo!”, coisa que em outras cidades acontecem. Mesmo em Delhi e Mumbai.

Intercâmbio Índia

Bom, eu fui lá para trabalhar, né…

Existe uma ONG chamada AIESEC. Eu tinha sido voluntário na ONG no meu primeiro ano de faculdade e um dos programas que eles possuem se chama Global Intership Programm – GIP.

Seria uma Intercâmbio Corporativo na sua área de atuação. Então eu fui Business Developer nessa startup que se chama DeltaX.

No Brasil é um sistema que você pode se candidatar em várias vagas no mundo todo, e assim, você vai com um suporte deles. A única regra é ter de dezoito à trinta anos, estar cursando ou ter até 2 anos de formado bacharel, mestrado ou qualquer graduação.

Meu obstáculo pré viagem….

Caraaaa… Quando você entra no Google você só vê uma Índia que não corresponde à cidade que morei. Minha cidade é mega ocidental, famosa pelos inúmeros PUBs que fazem cerveja artesanal, uma cidade universitária e tem muita startup, com isso há uma economia com bastante dinheiro circulando por lá.

Há boatos que só classe média consegue morar lá. Inclusive, eu nunca vi uma favela [slum] a lá índia lá. Realmente é uma cidade mais rica do que o normal, e consequentemente, é uma cidade mais cara. Porém, pelo fato de ser uma cidade universitária, existe um negócio chamado PG [Pay Guess], seria uma pensão que geralmente custa 10mil ruphias com tudo incluso: café da manhã, almoço, janta, wifi, segurança e etc. Você consegue até um custo melhor do que 10 mil ruphias indianas. Para alugar uma casa, ainda existe um certo preconceito quando se deparam com um estrangeiro. Então, ou você aluga uma super casa enorme ou você tenta fazer uma república com indianos. O pessoal geralmente aluga um apartamento grande e faz república com os gringos mesmo.

A EXPERIÊNCIA

Acho que as pessoas tinham que ter menos medo de se arriscar, para mim não foi exatamente fácil. Sempre tinha aquela dúvida se era exatamente a escolha certa sair do Brasil e fora a pressão familiar, pois muitas famílias ainda são preconceituosas sobre o fato de ser Índia.

Acabo de voltar para o Brasil e não me arrependo de nada… faria tudo de novo!!!

Vinicius Sansana

Em St. Philomena´s Church, Mysore.

Última dica?
Na Índia você tem que barganhar para tudo e em qualquer lugar!

Se bobear até onde esta escrito “preço fixo”! hahaha

Intercâmbio na Índia

“Afinal o que é felicidade?! Ainda não sei, talvez nunca saberei… Mas o que eu posso afirmar é que tive momentos nesse quase um ano de Índia que fui muito feliz! Como Mallu Magalhães diz: ‘Eu tenho tido a alegria como dom… Em cada canto eu vejo o lado bom!’ “.

Imagem: Acervo pessoal de Vinícius.

?

» DEPOIMENTOS: Se você tem uma história legal sobre um intercâmbio, viagem, férias prolongadas,… não deixe de nos contar!!! Adoramos acima de tudo receber dicas de lugares e suas curiosidades!!!

» FAMÍLIA DE VIAJANTE!!! – Quer fazer uma homenagem ao seu parente que resolveu se aventurar por esse mundão a fora? Mande para nós o seu texto com uma foto e fazemos questão de publicá-lo!!! A cada dia, uma história mais emocionante que a outra!!!

Comentários

comentários

Sobre o autor

o-tuga

o-tuga

Essa publicação foi uma contribuição de um de nossos seguidores. Quer ver a sua história por aqui também? Mande-nos um e-mail e teremos o prazer em compartilhá-las.

contato@o-tuga.com