Brasileiros pelo Mundo

OSTEL – De volta ao passado de Berlin

o-tuga-ostel-berlin
André Araujo
Escrito por André Araujo

Um muro que dividia um país entre dois lados, durante 28 anos, a Alemanha viveu entre o lado oriental e ocidental, segregando duas nações que viviam uma vida bastante diferente uma da outra. Pegando carona nesse cenário triste da história mas que não pode ser esquecido, afinal é parte da história desse país, um hostel em Berlim teve a ideia de reproduzir nos mínimos detalhes a Alemanha oriental através de mobílias originais da época (estantes, rádios, telefones, lustres, camas etc) fazendo o hóspede viajar no tempo, vivendo um período que muitos não presenciaram, onde tudo era mais simples e básico.

O Ostel traz esta atmosfera real dos tempos da República Democrática Alemã (RDA), não confunda como uma mera decoração vintage, vai muito além disso, existe todo um contexto histórico por trás de cada peça que decora os quartos, de uma época que foi agradável pra uns e ruim pra outros. É acima de tudo um mergulho no passado!

OSTEL BerlimOSTEL BerlimOSTEL BerlimOSTEL Berlim

Foram 2 noites hospedado no Ostel, a maioria dos jovens optam por ficar em hostels pela questão econômica mas no Ostel eu notei pessoas de todas as idades, famílias inclusive, é como se os mais velhos quisessem mostrar para a nova geração como era viver em uma casa simples, longe de toda tecnologia dos dias de hoje.

OSTEL Berlim

Localizado no distrito de Friedrichshain, o prédio de cores vibrantes não passa despercebido, escondendo o cinza concreto do passado, até mesmo a recepção remete ao período do regime, alguns quartos são inclusive temáticos como o “Holiday Camp”. Uma foto de Erich Honecker (ex-presidente da República Democrática Alemã/Deutsche – GDR) dá as “boas vindas” na recepção e também em alguns cômodos.

O prédio data de 1986, cuja a última reforma aconteceu em 2007, possui 6 andares com 24 quartos em cada bloco, a localização é privilegiada, pois perto dali esta o East Side Gallery, local que preserva parte do Muro de Berlim; Embora a cidade seja moderna, optei por conhecer esse outro lado de Berlim, cujo o passado jamais será esquecido.

Para aqueles que acham interessante esse tema que mostra a Alemanha de outros tempos, dividida por décadas entre dois regimes, é uma experiência incrível, mesmo porque isso não se restringe somente aos quartos do hostel, tendo em vista que resquícios do muro encontram-se ali próximo, vale a pena também estender a visita ao DDR Museum (museu exclusivo com um vasto acervo de objetos, fotos, cenários, filmes, carros etc da era GDR) e dessa forma voltar ao passado.

Diárias a partir de 46 euros sem café da manhã incluído.

Site do OSTEL.

Imagens: Acervo de André

.

🙂 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Comentários

comentários

Sobre o autor

André Araujo

André Araujo

Consultor em Turismo e Jornalista - Curte viajar para lugares comuns e incomuns, no interior do país ou exterior. Tem passagens pela América do Norte/Sul, África e Europa. Lema: Viajar enriquece mais do que alguns trocados!