Curiosidades

Povo conhecido por Caramela e Ratinho em Portugal

Caramela Ratinho
Susy Carapeto
Escrito por Susy Carapeto

Português é um povo que trabalhou muito na terra.

Vida de Português é trabalhar, casa, filhos e família! Preservamos muito o conceito familiar.

Na região onde eu vivo, Lagoa da Palha no Pinhal Novo, a malta (as pessoas) os chamavam de ”caramelos” de onde surgiu a sopa “Caramela”, que não pode faltar na altura do inverno, cujos principais ingredientes são feijão, carnes, chouriço com muita hortaliça e legumes.

Em casa, minha mãe é a “caramela” que encontrou um homem do Norte que a malta chama de “ratinho”.

Um casal incrível, pois uma mulher caramela, do campo, não tem problemas em trabalhar na terra e em grandes esforços. Assim como, um ratinho também não.

Vida de uma “caramela” como a minha mãe:

Acorda cedo, faz logo o pequeno almoço (café pela manhã), sai pra rua… Vai logo de manhã bem cedo tratar de dar água e comida aos animais. Volta para casa, cuida da roupa, comida, filhos e marido. Enfim, trata da casa!

Se tiver que sair, sai mas só para ir as compras ou para o pão! Vai no correio e volta para casa. Assim, passa o dia tratando da casa e da quinta (que os brasileiros chamam de sítio/chácara).

Chega o fim do dia, vai regar toda a sua horta e até as vezes plantar mais coisas. Rega tudo e volta para casa para cuidar da família!

Resumindo, o povo do Norte é muito dedicado. Vive para sua quinta, casa, animais e família! Uma senhora antiga…Caramela pura!

vida caramela ratinho

Lembro me de ser bem pequenina e sabe o que a caramela e o ratinho faziam?

Chegada a altura do Natal, alguns dias antes e começava a tradição do Norte. Matança de um porco que se criava o ano todo, e daí, faziam-se os ditos enchidos. Chouriços de toda maneira de sangue, carne e etc. O belo do presunto que se punha no sal grosso! As belas das alheiras. Hum, que saudades!

Ai, vinha também os folares, o pão quentinho… Tudo a sair no forno a lenha que o ratinho e a caramela construíram.

caramela

Já para não falar que a lareira em casa não podia faltar!

Lembranças boas. Que a tradição das “caramelas” e “ratinhos” permaneçam em nossas vidas. Brutal!

Até mais!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com | Conteúdo e Imagem via Pexels.o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Susy Carapeto

Susy Carapeto

Essa publicação foi uma contribuição de um de nossos seguidores. Quer ver a sua história por aqui também? Mande-nos um e-mail contanto um pouco sobre as suas aventuras e teremos o prazer em compartilhá-las.