Curiosidades

Casamento em Portugal com a Bênção do Papa Francisco

Casamento em Portugal Papa Francisco
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

Após termos dito o “SIM” no altar, nossa madrinha de casamento entregou um envelope ao pároco. Nesse envelope, um pergaminho mais que especial que chegou directamente do Vaticano para o nosso casamento em Portugal com a Bênção do Papa Francisco.

Um pergaminho tão lindo e tão simbólico, que para nós, é como se o Papa Francisco estivesse ali, presente no nosso casamento.

Veja a tradução da mensagem citada no pergaminho:

“Sua Santidade Francisco transmite com o coração a bênção apostólica a Loraine e Tales por ocasião do casamento e invoca na família incipiente um contínuo derramamento de graças celestiais e a protecção materna da Santíssima Virgem Maria para que ela possa crescer constantemente em fé e amar e testemunhar autêntica vida cristã “.

Tanto eu quanto o Tales somos católicos e fomos para o Vaticano na semana do meu aniversário em Novembro de 2017. Inclusive, foi na Itália que o Tales me pediu em casamento e já senti que nosso casamento seria mais que abençoado!

Depois de ter ido para o Vaticano, eu comecei a pesquisar sobre os casamentos, bênçãos, e através de algumas pesquisas que eu fiquei sabendo que o Vaticano recebe pedidos de Bênção Apostólica e a mesma é concedida em ocasiões como matrimónio, baptismo, primeira comunhão, crisma, aniversários, entre outros.

Sim, nós pedimos e fomos abençoados!

Como solicitar

Todos os pedidos de Bênção Apostólica em Pergaminho podem ser dirigidos à Esmolaria Apostólica no Vaticano pessoalmente ou através de uma solicitação via correio ou fax.

Segue o formulário que preenchemos com todos as nossas informações. Veja que o formulário é editável, ou seja, você pode preenchê-lo no próprio computador, e em seguida, salve e imprima.

Envio da solicitação

Como eu disse anteriormente, a solicitação pode ser enviada via correio ou fax. Portanto, seguem os detalhes que também constam no formulário:

Correio: ELEMOSINERIA APOSTOLICA
Ufficio pergamene
00120 CITTÀ DEL VATICANO

Fax: (+39) 06 698 83132

Forma de Pagamento

Entramos em contacto com o Vaticano para ter a certeza de como podíamos pagar, porque não encontrei no site uma forma de pagar antes do pergaminho ser enviado.

Dessa forma, foi nos dito que o pergaminho seria feito e depois de ter recebido o mesmo, que eu poderia pagar da seguinte forma:

  • Através de uma ordem de pagamento bancário com as coordenadas bancárias inseridas na expedição;
  • Por meio de pagamento online com cartão de crédito no site.

Para ser sincera, não conseguimos fazer através do site do Vaticano e optamos por depósito bancário.

Segundo o site há valores diferenciados do pergaminho:

  • “Ao pergaminho (preço que varia de 13 a 25 Euros dependendo do modelo escolhido pelo Departamento segundo a ocasião indicada);
  • Às despesas para a expedição (fora da Itália dependendo da destinação) pelo correio expresso DHL (18-30 Euros).”
Tempo de Expedição

Após enviar a nossa solicitação o pergaminho chegou em Portugal em menos de um mês.

Casamento em Portugal Papa Francisco

Foi óptimo, pois chegou com praticamente 1 semana do nosso casamento. Em seguida nossa madrinha guardou o pergaminho e entregou ao pároco no dia para que eles nos entregasse em mãos a benção do Papa Francisco.

Enfim, uma data tão especial onde casamos na Paróquia Santa Maria de Belém abençoados pelo Pároco José Fernando e pelo Papa Francisco.

Agora confira como foi esse dia tão especial no vídeo abaixo:

Espero que tenham gostado da matéria e que seja uma inspiração para que vocês também solicitem e recebam uma bênção.

Até mais!

Confira mais vídeos no nosso Canal no Youtube.

Gostaria de mais informações, nos acrescentar algum dado ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!