Costumes e Curiosidades de Portugal

É uma delícia andar por Portugal e descobrir suas curiosidades e costumes da terra portuguesa.

Como esse país é rico em cultura! Desde os famosos azulejos, igrejas, monumentos, miradouros,… Tudo remete uma história e uma cultura super tradicional portuguesa. Um verdadeiro charme nos pequenos detalhes, na simplicidade da vida portuguesa!

Portanto, conheça um bocadinho do que achamos super interessante em terras portuguesas:

 

O Povo

O povo português é sim um povo que gosta de manter as tradições e passá-las de geração em geração.

Tradições desde a mesa, do cafézinho das pastelarias, até o bom papo de rua (que as vezes até parece uma briga entre amigos, pois eles também falam bem alto).

 

“Português de Portugal” ou “Português Brasileiro”?

Se você é brasileiro e chegou em Portugal, fatalmente já deve ter escutado esse termo.

Muitos portugueses, ao falarem com um brasileiro, comentam que nós falamos o “português brasileiro”, e não, apenas o português.

Conheça um pouco das expressões que o “O-TUGA fala” em nosso Álbum do Facebook:

 

Aniversários

O povo português é muito semelhante ao povo brasileiro. Porém, quando pensamos em festas, não somos tão parecidos assim.

Uma das primeiras festas que fomos em Portugal, eu estava esperando uma coxinha com catupiry, brigadeiros, bolo de chocolate com morango,…que nada! As festas em Portugal são muito fartas, mas não são parecidas com as nossas. Beijinhos só se forem 2 e na entrada…nada de docinhos!

Aqui é costume que os portugueses sirvam uma variedade muito grande de petiscos (que por si só, você já fica satisfeito) e preparam uma mesa com pratos salgados e doces (mas não de salgadinhos e docinhos).

De petiscos patês como o de atum (que é super consumido por aqui), azeitonas (normalmente temperadas – uma delícia), bolinhos, pataniscas, favas, etc.

Para o jantar, muitas vezes preparam pratos de bacalhau nas mais diversas variedades, porco (consomem muita carne de porco), pato e dificilmente vão te receber com uma carne de frango.

Para a sobremesa: doces como pudins, doce da casa (normalmente um doce de bolachas com natas), arroz doce, mouses de chocolate, peras bêbadas (feitas no vinho tinto), molotof, salame de chocolate ou qualquer doce que leve ovos (sim, sempre utilizam muito ovos nos doces portugueses).

Agora, como curiosidade, escute como é o parabéns em Portugal (a segunda parte é diferente):

 

 

Comida Portuguesa

Em Portugal, come-se e bebe-se muito bem, isso você não pode ter dúvidas!

A alegria de um português é receber as pessoas em casa e oferecem petiscos como azeitonas, queijos, pãezinhos, pataniscas, favas, muita comida, bebidas como moscatel, vinho e mais vinho para o papo não ter fim!

 

Confira um pouco do que é a culinária portuguesa

 

Em datas comemorativas

 

Cafés

Os portugueses adoram café, por isso não é a toa que vemos pastelarias por todos os lados vendendo cafés e doces.

Se compararmos a variedade de salgados que vemos no Brasil, é muito mais fácil você ficar na dúvida de que doce comer acompanhado de um cafézinho do que, do salgado em si. Se você esta em Portugal no meio do dia e quiser comer algo salgado para acompanhar seu café, será mais fácil encontrar tostas e croquetes.

Os cafés sempre lotados são o destino pós almoço. Muitos portugueses vão tomar seu cafézinho depois da alimentação. Se eles comem em casa, muitos deles saem apenas para tomar o café. Muito tradicional por aqui! Confira os cafés antes de fazer o seu pedido em terras portuguesas:

 

 

“Levantar Dinheiro”

Pois é, em Portugal nós não “sacamos dinheiro”, nós “levantamos dinheiro”. Um fato curioso que não para por aí.

Aqui em Portugal (e outros países da Europa), você pode sacar, ou melhor, levantar o seu dinheiro no meio da rua sem nenhuma proteção a sua volta (totalmente diferente do Brasil). Confira!

 

 

Paixão pelo futebol

É até uma audácia falar que apenas os brasileiros são fanáticos por futebol. Quem fala isso nunca passou na frente de um estádio português nos 5 minutos para começar um jogo. Os portugueses simplesmente AMAM futebol! Por aqui, é realmente um programa em família desde ir ao estádio ou parar em algum sítio (local) para se assistir ao jogo. Inclusive, a paixão nacional faz o povo português parar tudo para ver uma boa partida de futebol, e por aqui, claro, idolatrar ao Cristiano Ronaldo.

 

Entretenimento

Os portugueses, e todos que cá estão, adoram participar dos festivais (ainda mais os festivais de verão que estão ocorrendo).

Muitos shows e eventos acontecem diariamente em Portugal. Em Lisboa, o Bairro Alto ferve com jovens, intercambistas, residentes e turistas.

Confira nossa programação de eventos e entenda o porque que os portugueses adoram um agito: Eventos em Portugal.

 

Os portugueses adoram fumar

Sim, é muito comum você ver portugueses fumando na frente dos prédios enquanto você passeia por Portugal, nas esplanadas (área aberta dos cafés e restaurantes), na paragem (ponto de transporte), em todo o lugar com vários “tocos” de cigarro no chão!

Aqui é comum você estar num ambiente fechado e ver pessoas fumando, o que gera um desconforto para muitos brasileiros que estão acostumados a não ter pessoas fumando enquanto se alimentam num restaurante por exemplo ou enquanto você esta numa casa noturna.

Outro ponto, dentro dos shoppings você pode fumar! Exatamente isso que você leu! Nos shoppings existem uns tubos gigantes normalmente perto das praças de alimentações que você pode fumar. No mínimo, muito diferente!

 

Costumes Curiosidades Portugal

Costumes Curiosidades Portugal

 

Carros

Estacionar direitinho é luxo aqui em Portugal.

“Não percebe?”, não entendeu?

Muitos portugueses não ligam muito de como estacionar seus carros. Quando não há vaga, cria-se uma nova “jogando” o carro na calçada, na esquina, aonde der (o que muitas vezes atrapalham os peões, ou seja, os pedestres). Com isso, para evitar que os portugueses estacionem aonde não foram chamados, há muitos “tocos” de concreto nas calçadas, e assim, evitar que as pessoas estacionem nesses locais.

Outro fator… Ao contrário da experiência que sempre tive morando em São Paulo, aqui reparo que os portugueses não trocam tanto de carro e também não possuem muito o costume de cuidar tanto do carro. Digo isso, pois os carros normalmente ficam nas ruas, não há um estacionamento coberto para a maioria dos portugueses. Com isso, o lavar o carro toda semana, polir, aspirar…. Enfim, acho que acaba sendo uma tarefa não tão prioritária no dia a dia português. Inclusive, já cheguei a ver vários carros com teias de aranha por aí. Assustador!

 

Distância

Você passa a ter uma nova concepção de distância assim que pisa em solo português.

Aqui, quando os portugueses falam que o local é super longe, na realidade, você chegará ao destino em poucos minutos ou no máximo uma hora de distância. Afinal, mais de uma hora no carro já pode ser considerado uma viagem, e não, um translado.

Depois de um tempo aqui, em relação a esse tema, passei a perceber que eles não estão errados em achar um absurdo uma distância de mais de uma hora. Eu que sempre vivi na loucura de São Paulo – Brasil, onde eu demorava 2 horas para ir e mais 2 horas para voltar do serviço. Como eles falam “isso não é normal!”, e não é mesmo!

 

Religião

A maioria das casas portuguesas possuem uma imagem religiosa. Portugal é um país muito religioso o qual muitas casas possuem em sua entrada azulejos com imagens santas. Inclusive, muitas senhoras portuguesas possuem uma imagem da nossa senhora que muda de cor dependendo se vai ou não chover. Esse medidor de clima, se posso chamar assim, também é visto em algumas imagens do Galo de Barcelos.

 

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay

Loraine Eira
CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!

Comentários

comentários

Loraine Eira

Loraine Eira

CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!