Hospital de Bonecas

Por acaso você sabia que em Lisboa existe um Hospital de Bonecas?

Pois bem, esse post é dedicado a todos os fãs e colecionadores de bonecas.

Especialidades

Restauros: Restauram bonecos de pelúcia, bonecas, brinquedos, porcelanas, pinturas e arte sacra

Miniaturas: Casas de bonecas, ambientes, porcelanas, papéis de parede e chão, candeeiros, móveis e acessórios

Roupas: Todo o tipo de roupas para imagens e bonecas. Roupas de época, sapatos e outros acessórios

Brinquedos: Bonecas de porcelana, vini e pape. Réplicas de brunquedos de lata e de jogos antigos

Carnaval: Criação exclusiva de trajes históricos, regionais e de carnaval

Quer conhecer mais esse espaço?

Veja o texto que o Hospital de Bonecas enviou exclusivamente para o O-TUGA:

“Lisboa 1830 – A cidade erguia-se das ruínas do terramoto, do Hospital de todos os Santos ficou o piso do nosso pequeno hospital, um modesto vão de escada onde vamos curando as doenças das nossas bonecas e as saudades dos nossos clientes.

De tão velhos que somos sentimo-nos um pouco como os pombos da Baixa fazemos parte da paisagem por isso ouvimos constantemente a frase” Felizmente ainda cá estão “. As bonecas, os peluches, as porcelanas, as imagens religiosas fazem parte do nosso trabalho, mas também as roupas que fazemos das mais antigas as mais actuais dos trajes típicos aos carnavalescos são mais uma das nossas originalidades.

Sempre neste edifício somos a 5 geração. O nosso museu mostra um pouco da história das bonecas e dos brinquedos nos últimos dois séculos. Hoje sou eu, Manuela Cutileiro a responsável mas é uma missão que partilhamos na família. Catarina a minha filha mais nova é uma das nossas médicas residentes e mesmo os meus netos mais dados as novas tecnologias partilham dos afazeres do nosso velho hospital.

Hospital de Bonecas

As casinhas de bonecas com os seus múltiplos acessórios assim como réplicas dos antigos brinquedos com corda moram nas nossas vitrines fazendo companhia as várias bonecas de porcelana e vinil. Cujos fatos são criações nossas assim como bonecas que fazemos e vestimos com trajes típicos de Lisboa e de outras zonas do País.

Peças de teatro, filmes, passagens de modelos, são só um pequeno exemplo do muito que se tem passado no nosso museu e oficina. O insólito é nosso diariamente, mas talvez o piso da nossa loja com inscrições anteriores ao terramoto e sepulturas nos mostrem como o destino transformou um hospital de dor e de morte num onde as lágrimas são só de saudades dos anos felizes da infância.

Hospital de Bonecas”

Acesso ao Museu

Entradas: €2,00 por pessoa (adulto ou criança)

Horário: Segunda a Sábado 10h30 – 12h30 e 15h30 – 17h00

Localização:
 

Acesse o site do Hospital de Bonecas para maiores informações.

? Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem e contéudo via Hospital de Bonecas

Loraine Eira
CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!

Comentários

comentários

Loraine Eira

Loraine Eira

CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!