Secando a roupa no varal

Secando a roupa no varal! – Aqui em Portugal há um costume que já vi em muitos países, mas que no Brasil seria considerado feio. As pessoas estendem as roupas em varais nas janelas dos apartamentos. Quando me mudei achei horroroso, mas logo entendi a facilidade de secar roupas apanhando sol e vento mesmo ao olhar de toda gente.

E todos os dias participo desse ritual. Encontro-me na janela com diversas velhinhas que do alto de suas janelas estendem e retiram suas roupas com uma agilidade impressionante.

Quando acordo, coloco a roupa para bater. Mas os ciclos são longos e quando vejo todas as senhoras às 7h já estenderam suas roupas. Teriam acordado de madrugada para ligarem suas máquinas? Batem a roupa à noite e ela adormece dentro da máquina a feder?

Sei lá eu. Nesse universo da lavanderia ainda tenho muito a aprender. Só sei que nessa altura do ano uma preocupação a mais assola a nós, lavadeiras: chuva!

Secando roupa varal

Antes de me deitar, checo a roupa no varal. Ainda está húmida. Ou estaria gelada? Tenho muito sono para decidir, deixo o julgamento para amanhã cedo. Observo o varal de minhas companheiras, fico aliviada que minhas roupas terão companhia pela madrugada, assim provavelmente não deve chover!

São 4h30 da manhã. Immanuel teve um sonho ruim e me chamou. Mas além de seu choro escuto que…PQP!!! A maior chuva cai lá fora. Minha roupa de cama, minhas toalhas, tudo a se molhar. Há quanto tempo estariam apanhando chuva? Olho pela janela e mais roupa de mais gente também se encharca.

Tomo a decisão mais difícil: FODA-SE!
Eu não vou apanhar chuva e friagem. Amanhã cedo me ocupo disso. Adeus cheirinho de amaciante. Devo deixar tudo como está? Água da chuva é limpa, né?
Ou meto tudo na máquina outra vez? Detesto retrabalho, me faz sentir incompetente.

Deveria mesmo era ter comprado uma lava e seca.

Mas ai como faria da minha rotina mais emocionante?

 

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Amanda Aron Chimanovitch
Essa publicação foi uma contribuição de um de nossos seguidores. Quer ver a sua história por aqui também? Mande-nos um e-mail contanto um pouco sobre as suas aventuras e teremos o prazer em compartilhá-las.

Comentários

comentários

Amanda Aron Chimanovitch

Amanda Aron Chimanovitch

Essa publicação foi uma contribuição de um de nossos seguidores. Quer ver a sua história por aqui também? Mande-nos um e-mail contanto um pouco sobre as suas aventuras e teremos o prazer em compartilhá-las.