Curiosidades

Tuk Tuk em Portugal

Tuk Tuk em Portugal
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

Três rodas, um motor e condutores bem experientes, prontos para lhe mostrar todos os lugares imperdíveis da cidade. O que mais poderia querer?

A fama do tuk tuk veio de longe, popularizado nas grandes cidades da Índia e do sudoeste Asiático, mas este triciclo com cabine para transporte de passageiros já faz parte do menu turístico de algumas cidades portuguesas. Por aqui, o trânsito é menos caótico do que nos locais citados, mas ainda assim os condutores nacionais enfrentam desafios.

Em Portugal, a primeira cidade a acolher o Tuk Tuk foi Coimbra. Já existem tuk tuk distribuídos por Lisboa, Sintra, Cascais, Algarve, Funchal, Porto, Tomar e etc. Além do que, o tuk tuk também foi adaptado para o arquipélago dos Açores, com circuitos turísticos no centro citadino da ilha de São Miguel.

A primeira empresa a surgir foi no verão de 2012. Logo de seguida pegou moda e em 2013 já haviam muitas outras empresas em Lisboa.

Nas estreitas ruas de Alfama, em Lisboa, os moradores já se habituaram à passagem destes veículos pouco convencionais que levam até 6 pessoas. O mesmo é utilizado para fazer passeios turísticos pelas zonas históricas e interessantes da Cidade.

Os principais clientes do TukTuk

Os clientes são em maioria turistas estrangeiros. Nesse sentido todas as nacionalidades gostam de passear e experimentar as propostas de visita a cidade por meio de Tuk Tuk.

Segundo a empresa Sardinha do Bairro, os principais clientes são ingleses, alemães, holandeses, franceses, espanhóis e brasileiros (principalmente no período de férias entre Janeiro e Fevereiro).

Curiosidades – Que língua os motoristas falam?

Os guias de Tuk Tuk falam fluentemente 3 ou 4 línguas. Inglês (obrigatório), francês, espanhol e português, mas alguns ainda falam italiano.

Porque usar um Tuk Tuk?

A “cidade das 7 colinas”, é de fato difícil de visitar a pé. Inclusive, pelo fato de precisar subir ladeiras a todo mundo e descê-las com uma calçada portuguesa que não ajuda muito. Sendo assim, além de ser um momento super turístico, o tuk tuk torna-se uma grande ajuda na mobilidade dos turistas, onde o mesmo também chega a lugares que outros transportes como o ônibus (autocarro), elétrico (bondinho) não chegam.

Sugestões de Tour em Tuk Tuk

Lisboa tem muita coisa para visitar e fazer. Acompanhados de um guia local pode indicar os melhores spots para jantar os melhores museus os locais da moda ou para fazer compras. Com isso, falamos com a empresa Sardinha do Bairro e a mesma nos fez as seguintes sugestões:

O tour mais vendido é a Sardinha Castiça que percorre toda a região de Bairros antigos e miradouros.

Tour Sardinha com todos: Para além da zona antiga, vai também ao lado mais moderno e sofisticado da cidade (Chiado, Bairro Alto Príncipe Real e Estrela).

Tour Sardinha Elétrica 28: Percorre a cidade de um lado ao outro fazendo a famosa rota do elétrico 28.

Tour Sardinha Navegante: Visita a emblemática e lindíssima vila de Belém onde os nossos heróis Navegadores saíram com as Caravelas a descobrir o Mundo.

Tour Boêmia: Como o nome nos indica irá passear a zona mais sofisticada e cosmopolita da Cidade.

Tuk Tuk em Portugal

Conheça a empresa que nos ajudou com este post:

Acesse o site da Sardinha do Bairro ou faça a sua reserva através do e-mail.

 

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem e conteúdo via Sardinha do Bairro


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!