Depoimentos

Do Brasil à Portugal | O que é ser uma mulher empreendedora

mulher empreendedora
Elisabete Saman
Escrito por Elisabete Saman

Jamais pensei em ser empreendedora! Surpreso(a)?  Pois é.. não mesmo!

Nasci no Rio de Janeiro, estado Brasileiro também com o lindo apelido de “cidade maravilhosa”, vim de uma família muito humilde, nascida em uma das comunidades desta cidade.  Não tive acesso à educação de ponta, mas me esforcei ao máximo para a mudar a minha realidade.

Aos 17 anos, muito próxima a completar 18 anos, consegui um estágio na Academia Brasileira de Letras para atuar no projeto  do acervo do antigo dicionário Antonio Houaiss que seria informatizado, isso se deu em 1985. Já terminando o ensino médio, ví naquele estagio a oportunidade de mudar minha realidade e de construir um novo caminho, com direito a educação, uma moradia decente e ter as coisas que uma jovem de 17 anos gosta de ter.

Bom, consegui entrar na universidade de Tecnologia da Informação, trabalhei duro e conquistei a tão sonhada estabilidade. Ao longo dessa trajetória na informática, fui descobrindo que esse não era o meu verdadeiro sonho, faltava algo e por mais sucesso e reconhecimento que tivesse sentia um vazio a ser preenchido.

Em 2010 assumi uma importante posição na Organização dos Jogos Olimpicos e Paralimpicos Rio2016 – Fui Head of Planning and Coordination Area,  um desafio enorme, cercado de dificuldades, aprendizado e de uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional.

Em 2016 após o termino dos jogos, finalmente tirei do papel um projeto que guardava a 7 chaves: criar um Espaço para a Terceira Idade trabalhar a mente, o corpo, a autoestima, a sua autonomia e manter-se independente até o ultimo dia de suas vidas, tudo isso em um ambiente com muita alegria e socialização.

Foram 3 anos de estudos intensos, ainda quando trabalhava no Rio2016. Enfim o Vida Mais nasceu do meu sonho e da minha crença na força e na riqueza das interações humanas, no respeito ao idoso, na promoção da saúde e qualidade de vida como fio condutor para a transformação do envelhecimento em um processo menos sofrido nas esferas físicas, emocional e mental.

Foram estas crenças que influenciaram o modelo de negócio do Vida Mais,  para que pudesse oferecer ao público idoso um serviço inovador e interdisciplinar  proporcionando estabilidade, entretenimento que visam além da melhoria da qualidade de vida, a autonomia daqueles que atingiram a melhor idade.

A empresa ainda é um bebê tem apenas 6 meses de funcionamento. Existem milhões de desafios que permeiam o trabalho do Vida Mais, que passam desde a capacitação dos diversos profissionais de diferentes áreas em um modelo interdisciplinar até trabalhar com as famílias a importância do fortalecimento do vínculo familiar nesta etapa da vida.

Dizem que todo sonho tem um componente transferencial, algo que marcou sua vida e que você deseja solucionar ou re-significar. Acho que comigo foi bem assim. Quis criar o espaço porque sempre desejei aos meus pais um envelhecimento digno, saudável, independente e feliz e mais do que isso deixar um legado. Olhar para trás quando chegar o último momento da minha existência com integridade e sentimento de realização não só pelo meu olhar as minhas necessidades pessoais mas para a coletividade, para o outro.

Essa é um pouco da minha história, que agora parte do Brasil para Portugal para estender o conceito do Vida Mais aos idosos desses país tão querido em nossos corações.

 

Se eu puder resumir agora o que é ser empreendedora e compartilhar a minha experiência eu te diria:
  • Cada experiência é única! Viva a sua, mas tente aprender com os erros do outro
  • Empreender requer acima de tudo planejamento, disciplina, persistência, coragem e reserva financeira. Somente o sonho não é suficiente.
  • Saúde e Qualidade de vida deve ser meta, pois não há felicidade quando não há tempo pra sí mesmo!
  • Trabalhe sempre sob os princípios da ética, faça o que é certo
  • Valorize a sua Equipe, dentro de suas possibilidades, sempre buscando excelência, comprometimento, crescimento e inovação para todos os colaboradores que compoem a sua empresa
  • Trabalhe com alegria e por ultimo..
  • Acredite nos seus propósitos, mas acima de tudo acredite em si mesmo!

😉 Gostaria de mais informações, nos acrescentar algum dado ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com 


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Comentários

comentários

Sobre o autor

Elisabete Saman

Elisabete Saman

Fundadora do Espaço Vida Mais, é uma apaixonada e crente na força das relações humanas. Abraçou o tema envelhecimento dando forma ao seu projeto de vida em 2016 com a intenção de alcançar o maior número de idosos possível, compreende que envelhecer faz parte da vida e devemos criar reservas mentais, corporais para chegarmos lá saudáveis, autônomos, independentes e acima de tudo felizes.