Dia-a-dia

O humanismo na exposição

Destino humano
Anna Maria Salustiano

Daquelas exposições que nos deixam inquieta, pensativa e cheia de ideias, talvez sejam esses alguns dos inúmeros propósitos das 14 têmperas sobre madeira do século XVI, expostas na Galeria Municipal do antigo banco de Portugal, em Setúbal.

A contemplação e a alegria tomaram conta da minha pequena estrutura corporal ao estar na frente, pela primeira vez, da imagem que eu tinha muita vontade de ver pessoalmente, chamada de: Ecce Homo. Das três versões conhecidas, a de Setúbal é a mais antiga com registros de datas que vão de 1315 a 1520.

A pintura nos traz a forma icônica com que o filho do Homem nos é apresentado, através de valores psicológicos (verdadeiro homem e Deus escondido na auréola divina que o emoldura face à flagelação que sofreu e a condenação à morte da multidão que exigiu a Pilatos, “Crucifica-o”), na mortalha branca que cobre e esconde o olhar. Esta imago devotionis, aparece com intuito de fazer com que reflitamos sobre os sofrimentos do Cristo para nos salvar, através de uma imagem que resume o destino humano transcendental, em que sua morte redentora, traria também, popularidade.

A exposição considerada como “obra prima” de um dos maiores pintores portugueses do século XVI, Jorge Afonso recebe como tema: “Tesouros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus”. Peças arqueológicas e obras de arte sacra e arte contemporânea, incluindo o Retábulo da Capela-Mor da Igreja do Convento de Jesus, e pode ser vista na Galeria Municipal do antigo Banco de Portugal, em Setúbal.

 

Serviço

Os interessados podem visitar a exposição permanente de
Terça a sexta-feira, das 11h às 14h e das 15h às 18h.
Aos sábados, das 10h às 13h e das 14h às 18h. E aos domingos, das 14h às 18h.

Telefone: 913 213 920

Preço: 1,50 €

Gratuito: menores de 16 anos | + 65 anos | grupos escolares

 

Localização

 

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Comentários

comentários

Sobre o autor

Anna Maria Salustiano

Anna Maria Salustiano

Amante da música, de leituras, viagens, energias boas, de afeto e amor, Anna é do mundo. Pernambucana, brasileira e cheia de sotaque, resolveu estudar e passar um tempo em Portugal, na terra em que tudo é um bocadinho.