Saiba como sacar seu FGTS no exterior

Se você está no exterior e tem dinheiro para sacar do FGTS no Brasil, fique atento!

Os brasileiros já conseguem receber o FGTS no exterior sem precisar voltar ao Brasil para realizar este trâmite!

Verifique o extrato!

Antes de tudo, veja como está o extrato da conta vinculada ao FGTS.

O mesmo pode ser obtido através do site ou APP FGTS (com o uso da senha Internet cadastrada no primeiro acesso). Lembrando que, o recurso disponível é válido para as contas inativas do FGTS antes de 31 de Dezembro de 2015.

Tem conta na Caixa Econômica Federal?

Ao acessar o site da Caixa Econômica Federal, verifique as informações de perfil, pois o trabalhador pode receber o dinheiro automaticamente na conta.

Não tem conta na Caixa Econômica Federal?

Fique tranquilo que mesmo não tendo uma conta na Caixa Econômica Federal, esse procedimento pode ser realizado! Só não será tão simples como se tivesse uma conta na Caixa.

Como dito anteriormente, o primeiro passo será entrar no site da Caixa Econômica Federal e cadastre uma senha. Inclusive, já faça o download do formulário Solicitação de Saque do FGTS – Pagamento a Residente no Exterior.

Consulado do Governo Brasileiro

Em seguida, o trabalhador deverá dirigir-se ao Consulado do Governo Brasileiro. Portanto, se você esta no exterior, verifique quais são os países com Consulares autorizados a recepcionar os pedidos de saques:

Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda,  Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Paraguai, Portugal, Reino Unido, Suíça, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Consulados do Brasil em Portugal autorizados a recepcionar pedido de saque:

Lisboa: Consulado-Geral: Rua Antonio Maria Cardoso, 39 – Chiado – +351 962 520 581, cg.lisboa@itamaraty.gov.br

Faro: Consulado-Geral: Largo Dom Marcelino Franco nº 2 – +351 289 096 211, cg.faro@itamaraty.gov.br

Porto: Consulado-Geral: Avenida de França nº 20, 1º andar, 4050-275 – +351 22 608 4070

Lista dos demais países que recepcionam o pedido de saque: Site do FGTS.

Solicitação de Saque

Apresente a Solicitação de Saque do FGTS – Pagamento a Residente no Exterior preenchida com a sua Carteira de Trabalho e identidade.

Segue orientação do site do FGTS: “apresente a Solicitação de Saque, devidamente preenchida, e a documentação (original e cópia) que comprova o direito à movimentação da conta vinculada. O documento Solicitação de Saque do FGTS deverá ser assinado na presença do representante consular.”

Realize o saque do FGTS

Após o primeiro passo, os valores serão creditados na conta bancária indicada (poderá ser na Caixa Econômica Federal ou em outro banco no Brasil que seja de titularidade do trabalhador). Se o mesmo não possuir conta bancária no Brasil, é possível indicar a conta de alguém de sua confiança.

Calendário para saque

O recurso para saque das contas inativas do FGTS para quem mora no exterior pode ser realizada até dia 31 de Julho de 2017 e o saque é realizado de acordo com o mês de aniversário do trabalhador:

FGTS MORA EXTERIOR

Liberação do recurso:

Em até 15 dias que a documentação foi entregue e condicionado à verificação se todas as condições exigidas para movimentar a conta vinculada ao FGTS estão em de acordo.

Assim que finalizar, conte para nós como foi a sua experiência através do nosso e-mail.

Até mais!

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay

Loraine Eira
Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!

Comentários

comentários

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!