Dicas

Requerer Passaporte Brasileiro – Polícia Federal

Passaporte Brasileiro
Caroline Eira
Escrito por Caroline Eira
E você? Já tirou o seu passaporte?

Por morarmos no Brasil e estarmos acostumados com tanta burocracia, longos prazos de espera para tudo que queremos fazer, também temos essa mesma ‘percepção’ quando pensamos em tirar um passaporte!

Mas eu te garanto uma coisa: Quando há planejamento e organização, tudo ocorre da melhor forma!

Como você deve saber, o passaporte é um documento necessário para quando você sai do país, para qualquer outro que não faça parte do Mercosul (confira a lista). Este documento é emitido pela Polícia Federal e você tem que ter em mente que após o agendamento, você terá de comparecer à um posto da Polícia Federal duas vezes! Por isso, planejamento é tudo!

Mas como procede?

Primeiro, você terá que ter os seguintes documentos em mãos (verifique se o prazo de validade estão em dia):

– Carteira de Identidade (RG);

– Título de eleitor;

– CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);

– Certificação de quitação de serviço militar (para os homens);

– Certificado de naturalização (para aqueles que são naturalizados);

– Passaporte anterior (se houver).

Observação:

1- Se a pessoa já teve o nome alterado, por casamento, separação ou divórcio, a mesma deve apresentar a Certidão de Casamento original e atualizada com averbações/anotações (mesmo se for substituir um passaporte com nome já alterado).

2- Se a pessoa tiver o nome alterado por razões judiciais, a mesma deve apresentar além do documento de identidade, a certidão de nascimento original e atualizada com averbações/anotações para comprovar o nome anterior.

Cadastro e Agendamento

Você terá de fazer o cadastro/ solicitação no site da Polícia Federal, onde você preencherá um formulário, sendo que na última parte, você escolherá a cidade/ local onde gostaria de ser atendido.

No final do cadastro, será gerado um protocolo com os seus dados e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU), a qual você deve pagar até o prazo de pagamento e levar o comprovante, junto com o protocolo, no dia agendado.

Custo do passaporte

A taxa para emissão do passaporte é de R$257,25.

Prazo de validade

O passaporte brasileiro passa a ter validade de 10 anos.

Compareça ao local agendado

No dia agendado, você terá de levar os documentos acima citados! Lá, uma vez apresentado os documentos, eles tirarão uma foto sua, solicitarão e digitais.

Nas duas vezes em que eu fui (quando fiz o meu passaporte e quando renovei), tudo foi muito rápido!

Prazo de entrega

O prazo de entrega geralmente é de seis dias úteis, porém, eles te entregarão um protocolo com a data em que você terá de retornar, para retirar pessoalmente o seu passaporte.

Vale lembrar que para retirar o passaporte pessoalmente, você terá de levar o seu Documento de Identidade (RG) para se identificar. E ao receber o seu passaporte, confirme se todos os seus dados estão corretos e você assinará o passaporte.

Consulte o site da Polícia Federal para mais informações sobre passaporte brasileiro para menores de idades e nos casos abaixo:

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Foto de divulgação Portal da Polícia Federal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Caroline Eira

Caroline Eira

Tradutora freelancer e professora de inglês, paulistana, apaixonada pelos idiomas Inglês e Alemão, ama viajar e conhecer novos países, novas culturas e fazer novas amizades!