Selo para Residentes em Portugal

Em muitos locais em Portugal, nos paramos com o dilema: pagar para estacionar na rua!

Para esses casos, o selo para residentes em Portugal permite que o morador estacione nas ruas pertencentes à sua zona residencial, mesmo com tarifários existentes, sem efetuar nenhum tipo de pagamento diário.

Como fazer?

Procure na zona em que vive o local para emissão do selo.

No meu caso, como moro em Moscavide, a empresa que emite o selo chama Loures Parque:

Selo Residentes Portugal

Documentos solicitados:

– Fotocópia do contrato de arrendamento do local em que resido;

– Fotocópia de uma conta de água ou energia;

– Carta de Condução ou Cartão do Cidadão (necessário o PIN do cartão) ou em caso de cidadão estrangeiro Autorização de Residência emitida pelo SEF;

– Certificado de Matricula, ou Título de Registo de Propriedade do veículo automóvel, nas situações referidas e quando aplicável:

– Contrato que titula a aquisição com reserva de propriedade;

– Contrato de locação financeira ou de aluguer;

– Declaração emitida pelo proprietário, adquirente com reserva de propriedade ou locatário do veículo automóvel, que titule a cedência da utilização ou o usufruto do mesmo, da qual conste o nome e a morada do requerente e a matrícula do veículo automóvel, acompanhada do Certificado de Matrícula ou Título de Registo de Propriedade ou do Contrato que, titula a aquisição com reserva de propriedade, locação financeira ou aluguer do veículo;

– Declaração da respectiva entidade empregadora onde conste o nome e a morada do requerente, a matrícula do veículo automóvel e o respectivo vinculo laboral, acompanhada do certificado de matrícula ou título de registo de propriedade, locação financeira ou o aluguer da viatura.

Quanto custa?

A emissão do selo tem o valor de 2 euros e o selo fica pronto em questão de minutos!

Pronto!

No meu caso, em Moscavide, a única observação que a atendente fez foi que, eu poderia estacionar na redondeza visto que, apenas no período das 19:30 às 09:00 na Avenida de Moscavide. Os demais locais na redondeza estavam liberados 24 horas por dia.

Conheça o Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitado.

Não é residente?

Agora, se você não é residente da zona, fique atento aos parcómetros, pois eles valem a partir de 15 minutos e o pagamento das tarifas é feito com moedas.

Quer uma alternativa? Você também pode obter as raspadinhas!

Selo Residentes Portugal

Eles permitem que estacione pela duração de 1 hora. Para isso, a pessoa deve raspar os espaços correspondentes ao mês, dia, hora e minuto que estacionou o veículo. A partir do momento que raspar, a contagem será iniciada.

Tanto se a pessoa comprou através do parcómetro ou se comprou uma raspadinha, lembre-se de deixar o título no interior do veículo junto ao parabrisas com o rosto para o exterior para que seja nítido aos fiscais que andam pela região.

Confira se o local em que vive possui um selo para residentes e boa sorte!

Até mais!

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem: Acervo próprio

Loraine Eira
Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!

Comentários

comentários

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!