Como fazer o número de utente

Se você está em Portugal ou anda pesquisando um pouco mais sobre os documentos utilizados por aqui, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o tal número de utente, certo?

O número do utente é o seu número de registro no Serviço Nacional de Saúde (SNS), e através dele é que podemos usufruir da saúde pública por aqui.

Para solicitar o seu número de utente você precisará comparecer ao centro de saúde da região onde você vive (sua freguesia), munido de NIF, comprovativo de morada (aquele emitido pela junta de freguesia) e um documento de identificação (cartão de residência, passaporte, BI) e solicitar seu número de utente no balcão.

Essa solicitação não tem custo algum e eles te entregarão um comprovante em papel onde constam os dados cadastrados e o seu número de utente.

Pronto! Agora você já pode utilizar dos serviços públicos de saúde com um custo muito baixo e na zona onde você vive. Ótimo, não é?

Ah, mas eu não tenho autorização de residência ou visto de trabalho e agora?

“Os cidadãos estrangeiros que não têm autorização de residência ou permanência ou visto de trabalho têm acesso aos serviços e estabelecimentos do SNS, mediante a apresentação junto dos serviços de saúde da sua área de residência de documento comprovativo (Atestado de residência), emitido pelas juntas de freguesia, nos termos do disposto no art.º 34.º, do Decreto-Lei n.º 135/99, de 22 de Abril, de que se encontram em Portugal há mais de noventa dias.

Para este atestado de residência são precisas 2 testemunhas também residentes na área, que confirmem a informação, podem ser particulares (pessoas conhecidas, vizinhos,) ou estabelecimentos comerciais (o dono da pensão, as lojas onde é cliente), ou ainda fazer uma declaração por honra.

Depois do atestado ser passado pela Junta de Freguesia, as pessoas devem dirigir-se ao Centro de Saúde para inscrição (se possível no médico de família).”

Confira as perguntas frequentes sobre o Serviço Nacional de Saúde para imigrantes no site da DGS – clique aqui

Até a próxima!

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay

Tales Henrique de Farias
Apaixonado por tecnologia, música e viagens! Descobriu que o mundo é imenso e que ficar a vida toda no mesmo lugar não era uma opção. Escreve com o intuito de ajudar outras pessoas e compartilhar as experiências que teve.

Comentários

comentários

Tales Henrique de Farias

Tales Henrique de Farias

Apaixonado por tecnologia, música e viagens! Descobriu que o mundo é imenso e que ficar a vida toda no mesmo lugar não era uma opção. Escreve com o intuito de ajudar outras pessoas e compartilhar as experiências que teve.