Documentação

Serviços de energia, água e gás em Portugal

serviços portugal

Mudar para outro país não é uma tarefa fácil e existem várias coisas com as quais precisamos nos preocupar. Uma delas, e também, a mais importante, é a questão da moradia e a contratação dos serviços básicos como água, energia e gás.

Aqui em Portugal, existem 2 principais empresas para contratação do serviço de energia e gás. São elas GALP e EDP.

Antes de solicitar a contratação do serviço, verifique as vantagens de se contratar os serviços de uma única empresa e garanta um desconto na fatura mensal, além de centralizar tudo em uma fatura só! As empresas também oferecem a possibilidade de receber as faturas por e-mail ou fazer o débito automático, o que facilita o nosso dia-a-dia.

Para a contratação do serviço de fornecimento de água, você precisar ir a uma unidade comercial do SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento).

Para fazer a contratação de qualquer um dos serviços, você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Passaporte (ou autorização de residência);
  • Contrato de arrendamento (necessário para comprovar o endereço);
  • Número do contribuinte (Veja como solicitar o seu NIF).

Após a contratação do serviço, eles geralmente solicitam um prazo de até 5 dias para realizarem a ligação do serviço (eles entram em contato por telefone e marcam um horário para isso).

O serviço de energia e água não tem custos de contratação, já o serviço de gás, tem um valor de inspeção que fica em torno dos ‎60€.

Até logo e boa sorte!

 

🙂 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay/Pexels


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Comentários

comentários

Sobre o autor

Tales Henrique de Farias

Tales Henrique de Farias

Apaixonado por tecnologia, música e viagens! Descobriu que o mundo é imenso e que ficar a vida toda no mesmo lugar não era uma opção. Escreve com o intuito de ajudar outras pessoas e compartilhar as experiências que teve.