Entretenimento

Bela Vinho e Petiscos – Alfama

Bela Vinho e Petiscos
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

Bela Vinho e Petiscos

A história do local ainda é “pequenina” mas aqui vai ?

Dona Bela que sempre esteve ligada ao Fado, não como Fadista mas como “proprietária” de casas de Fado.

Teve o Nono no Bairro Alto, que foi onde conheceu e trabalhou com grandes nomes do Fado como por exemplo: Beatriz da Conceição, M. Amélia Proença, Fernando Maurício, Vasco Rafael, Helder Moutinho e muitos outros.

Depois abriu a Mesa de Frades onde trabalhou com a Maria da Nazaré, Vanessa Alves, Helder Moutinho e muitos mais. Na época, as coisas não correram bem e teve que trespassar. Andou a trabalhar como empregada em vários sítios mas sempre com intenção de abrir uma Tasquinha mas desta vez sem fado. Queria um sítio onde as pessoas pudessem falar e tocarem e cantarem o que quisessem. Um sítio pra se descontraírem, até que apareceu este espaço que era uma mercearia, mesmo em frente à casa da nossa mãe. Os filhos não acharam “piada” nenhuma a ideia. Em Alfama, naquela zona não se passava nada. Viam-se muito poucas pessoas. Achavam que ela estava a ser egoísta, mas a mãe é uma mulher de ideias fixas e abriu a Bela com o conceito que ela queria.

Correu sempre muito bem. Desde o primeiro dia em que abriu portas, dia 11/01/2010, mas o Helder Moutinho achava que uma casa da Bela sem fado não era a mesma coisa. Chateou-a tanto que começaram a ter fado ao domingo, com o próprio como artista residente. Depois mais um dia, desta vez a quarta-feira com Gisela João, e passado mais um tempo, aos fins de semana também e cá estamos.

Mas não é só de Fado que é feita a Bela, temos poesia desde sempre a terça-feira, na primeira de cada mês, as outras terças-feiras e quintas-feiras temos música do mundo.

Bela Vinho e Petiscos

Agora, se você quer ter uma noite agradável, ouvindo Fado, comendo petiscos, tomando um bom vinho (ou uma boa sangria), a Bela Vinho e Petiscos é a morada certa!

Em dias de fado o consumo mínimo é de 19 euros, você pode escolher entre uma grande variedade de petiscos como: pataniscas de bacalhau, salada de polvo, choco frito, chouriço, pães e queijos, azeitonas, favas, pimentões,… Enfim, tem petisco para todos os gostos!

Bela Vinho e Petiscos

Ontem, tivemos o prazer de estar entre queridos amigos ao som de um belo Fado! Bebemos uma sangria maravilhosa, comemos bem e saímos satisfeitos!

Neste dia, estavam os grandes Fadistas: Pedro Galveias e a senhora do Fado, Maria Amélia Proença.

Fadistas

Além de, Sandro Costa na guitarra portuguesa, e no violão, Ivan Cardoso.

Visite o local em Alfama: Bela vinhos e peticos.

Obs.: Aconselho que façam a reserva antes por conta do local ser pequeno.

Até a próxima!

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagens via Pixabay e acervo de Bela

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!