Gastronomia Portuguesa

Os famosos Pastéis de Belém

Pastéis de Belém Portugal
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

Ahhhh… mas como são famosos e gostosos os Pastéis de Belém em Portugal, não é? Só de falar neles, já dá vontade de comer um!

O mais legal, além de comê-los (é claro), é conhecer um pouco de sua história.

Na nossa primeira visita ao local, entendemos um pouco mais do porque, que além de gostosos, são famosos por trazerem uma bagagem cultural super curiosa.

Um senhor que estava no local nos contou que no início do século XIX, como forma de sobrevivência no Mosteiro de Portugal, eles comercializavam doces pastéis chamados por “Pastéis de Belém”.

Pastel de Belem

O percurso de Belém a Lisboa era super longe e como visitantes circundavam o Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, a área era muito frequentada e visitada. Dessa forma, muitas pessoas curiosas acabam por parar no local e se deliciar com os famosos doces.

Atualmente a fábrica emprega 150 pessoas para fazer os tais 20 mil pastéis por dia. Só o antigo doce conventual é responsável por uma faturação diária na ordem dos 21 mil euros. Além do que, por muitas vezes, recebem encomendas enormes de até 10 mil unidades para grandes eventos.

O local foi inaugurado em 1837 e a receita secreta ainda é alvo de curiosidade. Inclusive, da nossa!

Pastel de Belém Portugal

“Na fábrica dos Pastéis de Belém, tudo começa na escolha criteriosa dos ingredientes que são confeccionados através de processos artesanais. Diariamente os nossos Mestres recriam na “Oficina do Segredo”, o creme e a massa folhada que darão origem aos nossos Pastéis.”

Enfim, não tem como ir para Belém e não conhecer esse local que atrai turistas do mundo todo! Por isso, coloque já o endereço como parada mandatória!

O-TUGA NA COZINHA

Veja esse vídeo super legal que fala no detalhe como se fazem essas mini delícias!

E então, ficou bom? 

Conte para nós através do nosso e-mail e aproveite e conheça outras delícias em O-TUGA na cozinha.

E como dizem os portugueses: Bjinhos, até logo, com licença… vá, vá, vá!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!