Mochilando

Casa do Capitão – Ecomuseu de Barroso

Casa do Capitão
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

Na vertente sul da serra de Barroso, onde Trás-os-Montes se une ao Minho, convergem modos de produção e práticas culturais que reinventam as características dessas províncias, criando assim um ambiente singular e harmonioso.

Mantendo uma paisagem natural e humanizada pouco domesticada, ligada desde as origens e até ao presente à prática pastoril, assente no reconhecimento de ser lar milenar do gado de raça barrosa, é neste território que são mais notáveis as cambiantes culturais, manifestadas na variedade de cultos e no domínio das técnicas, resultantes de uma situação geográfica favorável.

As dezenas de aldeias de arquitectura vernacular, matizadas por bosques seculares, ligando os férteis prados do planalto às serras do Barroso, da Cabreira, da Seixa e do Gerês, podem ser visitadas a partir da Casa do Capitão, cuja missão de recuperar, interpretar e divulgar o património, de retomar os saberes e os valores longamente construídos, se inscreve numa perspectiva dinâmica de fortalecimento da identidade local.

Na Casa do Capitão, Ecomuseu de Salto, estrutura museológica integrada no Ecomuseu de Barroso, pode ser visitada uma das mais representativas colecções etnográficas da região, com destaque para os têxteis de produção local – linho, lã e burel – e para as alfaias agrícolas associadas às culturas do milho e do centeio.

 

Casa do Capitão

Correspondente à tipologia das grandes Casas de lavoura da região, de arquitectura vernacular, o espaço expositivo distribui-se amplamente pelos dois pisos do edifício de pedra, de planta quadrangular, de raiz quinhentista, com pátio interior, no qual se desenvolvem, ao longo do ano, diversas actividades lúdicas e artísticas.

As comemorações festivas e alimentares fortemente enraizadas na cultura rural da região, como o magusto, o cantar de Reis, a festa de São Sebastião, o sábado filhoeiro e as desfolhadas, são festejadas na cozinha tradicional do Museu ou nas suas diferentes áreas, adequadas para cada uma dessas celebrações.

 

Localização | Contacto

Visite o espaço em Quelha do Borralheiro, n.º36 – 5470-430 – Salto

Para mais informações, entre em contato no telefone: 276 510 209

 

Até mais!

 

😉 Gostaria de mais informações, nos acrescentar algum dado ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Conteúdo | Imagem de Fernando Barrias via Casa do Capitão


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!