Évora e seus encantos – Portugal

Quando viajamos, pela primeira vez, para um país… Nós temos sempre uma ‘ideia’ de onde ir e o que podemos encontrar…. Mas não há nada mais emocionante do que chegar neste país e ver que ele é muito mais do que qualquer professor de História ou revistas de viagens já citaram! E este lugar é Portugal! E a cidade que eu falarei hoje, é um de seus grandes tesouros: Évora!

Évora é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, situada na região de Alentejo, com 49.252 habitantes. Évora é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias Mais Antigas.

Como minha família e eu fomos para passar o final de ano de 2016, as tão sonhadas férias, junto de minha linda irmã, assim que chegamos, a Loraine já tinha tudo programado para nós!

Todos nós tínhamos em mente que esta seria uma cidadezinha… Que, no máximo, ficaríamos duas ou três horas por lá e, assim, voltaríamos para Lisboa… Imagina!

Quando chegamos, ficamos surpresos com o tamanho da cidade! Casas lindas e modernas na entrada da cidade, super tranquila em todos os aspectos… Muito maior do que tínhamos imaginado!

Depois de estacionarmos o carro e termos descoberto que não pagaríamos nada por ser um Domingo, fomos em direção ao lugar que eu mais queria conhecer…. O Templo Romano de Diana!

Évora

Há os que alegam que, na verdade, o Templo fora construído para homenagear o imperador romano Augusto, que era venerado como um Deus antes e depois de seu reinado. O Templo foi construído no século I d.C., passando por algumas modificações no século II e III. Mas com a invasão dos povos germânicos, no século V, ele fora destruído, sobrando a sua ruína, sendo hoje o único vestígio do fórum romano da cidade.

O Templo fez parte, por um determinado tempo, do Castelo de Évora. Quando você entra na cidade, você pode contemplar as Muralhas ainda intactas deste magnífico castelo, que mantém as suas características medievais até hoje.

Ao lado do Templo de Diana, encontramos a Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida como Catedral de Évora, ou simplesmente, Sé de Évora.

Évora

Construída em 1250, está é considerada a maior catedral portuguesa. Nela, você encontra o Tesouro e Museu de Arte Sacra.

Évora

O tesouro abriga peças de arte sacra, pinturas, esculturas e ourivesarias. O museu encontra-se no antigo Colégio dos Moços do Coro da Sé. Conta-se que muitos eventos históricos ocorreram por lá, como, por exemplo, as bandeiras das frotas de Vasco da Gama, que foram abençoadas. Um lugar encantador, com muita paz!

Évora

Devo dizer, também, que ali mesmo no museu, há uma cafetaria maravilhosa que serve almoço! Comi um Bacalhau a Brás delicioso – e o melhor de tudo: super barato! Vale a pena conhecer!

Para finalizar, fomos à conhecida, encantadora e intrigante Capela dos Ossos. Ela está situada na Igreja de São Francisco e foi construída por três monges no século XVII, que pretendiam transmitir a mensagem sobre a transitoriedade da vida, com o seguinte aviso à entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos.”

Évora

As suas paredes e pilares estão ‘decorados’ com ossos e crânios, aproximadamente 5.000, todos provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade. Vale a pena conhecer!

O centro antigo da cidade tem várias lojinhas de artesanato típico português!

Saímos de lá, no final da tarde, com a sensação de que descobrimos um grande tesouro perdido! E também com a sensação de que temos que voltar, em breve, ficar mais do que um dia, para desfrutar esta encantadora cidade, que ficou marcada em nossos corações!

Conheça Évora! Não perca esta oportunidade!

😉


“Lugares para visitar em Évora?”, lembre-se dessa matéria e você terá a resposta do que fazer em Évora e que tipo de turismo Évora poderá proporcionar!

Faça o seu roteiro turístico para conhecer os principais pontos turísticos de Portugal. Coloque Évora em sua lista e bom passeio!

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Acervo Pessoal

Caroline Eira
Tradutora freelancer e professora de inglês, paulistana, apaixonada pelos idiomas Inglês e Alemão, ama viajar e conhecer novos países, novas culturas e fazer novas amizades!

Comentários

comentários

Caroline Eira

Caroline Eira

Tradutora freelancer e professora de inglês, paulistana, apaixonada pelos idiomas Inglês e Alemão, ama viajar e conhecer novos países, novas culturas e fazer novas amizades!