Mochilando

Gerês – Conheça o Norte de Portugal

gerês
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

Um dos locais mais tranquilos que já tive a honra de estar em Portugal.

Nesse último Domingo tivemos a oportunidade de viajar com a Go Travel e nos inspirarmos mais ainda em divulgar Portugal.

Nosso fim de semana começou às 4 horas da manhã pegando o auto carro em frente ao Zoológico. Logo em seguida, o autocarro pegou mais algumas pessoas na Marques de Pombal e seguimos viagem à Gerês.

Gerês possui as mais lindas cascatas com água límpida, pura! Um tom azul-esverdeado que marcam o local!

 

Gerês

 

Como o mês de Abril foi um mês com poucas chuvas, as cascatas estavam com menos água, mas de maneira nenhuma que chegou a perder o seu esplendor. Nos deparamos com as águas cristalinas que encorporam as lindas cascatas do parque.

O acesso é realizado através da estrada florestal, muito estreita. Inclusive, saímos de Lisboa num autocarro que comportava 40 pessoas e passamos para dois mini-autocarros para conseguir passar pela estrada. A empresa Go Travel optou por utilizar dois transportes, o que foi ótimo, pois de Lisboa à Geres utilizamos um transporte maior, mais confortável devido a distância percorrida.

As cascatas naturais são super procuradas por conta de suas quedas de água admiradas por turista de todos os lugares do mundo! Os moradores da região são um exemplo disso. Eles passam o fim de semana na região para um piquenique, um banho de sol nas pedras, dias quentes que se refrescam às margens da cascata.

Os miradouros de Gerês são incríveis. Tome apenas cuidado caso vá visitar o local com crianças. Muitas pedras nas cascatas são escorregadias por conta das águas e os miradouros nem sempre possuem uma excelente proteção. Todo cuidado é pouco!

Em Gerês, o cotidiano ainda mantém raízes firmes da tradição rural portuguesa. Confira o que descobrimos nessa viagem:

 

Castelo de Lindoso

Gerês Portugal

 

“O Castelo de Lindoso é um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pela sua localização estratégica sobre o rio Lima e a sua posição fronteiriça com Espanha. Deverá resultar do investimento militar do reinado de D. Afonso II, como peça fundamental na defesa da fronteira.

Na Idade Média, estava integrado na Terra da Nóbrega e associava-se ao roqueiro Castelo da Nóbrega, cabeça de terra, localizado em Sampriz.

Como nunca assumiu funções residenciais, mas apenas militares, o castelo era ocupado ocasionalmente, sobretudo nos períodos de conflitos regionais ou nacionais.

Da fortificação medieval, realça-se a sua torre de menagem adossada à linda de muralha, localizada no lado oposto à porta principal e os balcões de matacães, estrategicamente montados nas esquinas e ângulos. O escudo de Afonso III em cima a porta principal do castelo, uma entrada de arco quebrado e virada ao povoado.

A carta de foral concedida em 1514 a Lindoso fomentou a fixação da população, atribuindo-lhes uma autonomia administrativa, fundamental na salvaguarda da fronteira e do território.

O castelo foi ainda alvo de profundas reformulações no séc. XVII, no âmbito das Guerras da Restauração, adaptando-se a uma guerra de artilharia. O castelo do Lindoso transformou-se numa praça forte de grande importância, sendo cenário de conflitos entre Portugal e Espanha.

A defesa foi reforçada através da construção de uma muralha abaluartada, de planta genericamente poligonal do tipo Vauban, com os ângulos avançados e protegidos por canhões e guaritas. Procedeu-se a igualmente à abertura de uma porta principal no sentido oposto à da fortificação medieval.

Uma escavação arqueológica no pátio interior pôs a descoberto vestígios de edificações, erguidas a partir do século XVII. Casernas, um forno de pão, armazéns, um moinho e uma pequena capela serviam de guarnição permanente. O castelo relacionava-se ainda com um sistema de baterias e trincheiras que controlavam o vale do Lima.

O Castelo de Lindoso está classificado como Monumento Nacional.”

Gerês Portugal

 

Aldeia de Lindoso

Lindoso destaca-se por ter o maior aglomerado de espigueiros antigos da Península Ibérica, além do lindo castelo mencionado acima do século XIII.

Gerês Portugal

Aldeia Lindoso

 

No concelho de Ponte da Barca e ainda inserida no Parque Nacional Peneda-Gerês, a aldeia de Lindoso é uma das mais curiosas e belas aldeias minhotas, próximo ainda a fronteira da Espanha, com habitantes que se dedicam à agricultura e seus espigueiros conforme abaixo:

 

Aldeia Lindoso

 

O espigueiro é uma estrutura de pedra e madeira que tema função de secar o milho grosso através de suas fissuras. Como a colheita do milho é colhida no Outono, este é o local mais apropriado para a secagem até o Inverno.

 

Miradouro Pedra Bela

Este muradouro esta situado a 829 metros de altitude. Um local belíssimo como podem ver:

Gerês Portugal

 

Este miradouro é uma passagem obrigatória para quem está nas redondezas. Uma vista incrível digna de várias fotos! É mesmo deslumbrante!

A paisagem da Pedra Bela é tão sensacional que parece que estamos vendo a pintura de um quadro! A água do Rio Cávado, suas montanhas e as casas que se tornam tão pequenas ao nosso olhar, formam a perfeita cena da vila e seu rio. Um retrato absolutamente perfeito!

Lobos de Gerês

Lobos de Gerês

 

Cerca de 200 exemplares do Lobo Ibérico na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Existem muitas histórias e mitos associados a ataques desses animais, que se alimentam de presas naturais como corço e javali.

 

Barragem de Salamonde

Barragem de Salamonde

A Barragem de 75 metros de altura também esta localizada no distrito de Braga e funciona desde 1953, onde o curso de sua água é alimentado pelo Rio Cávado.

 

Sugestão para visitar em Gerês
  • Miradouro Pedra Bela
  • Lindoso
  • Cascata Tahiti
  • Cascata do Arado
  • Mosteiro de Santa Maria das Júnias
  • Ponte de Misarela
  • Portela do Homem
  • Vila Romana
  • Barragem de Vilarinho das Furnas
  • Nossa Senhora da Peneda

 

Localização
Mais uma dica!

No mesmo dia, passamos pela Espanha. Isso mesmo!

Fomos às Termas, Balneario Lobios – Espanha. Um local super tranquilo e relaxante para passar o fim do dia. Vale a pena conferir!

Termas, Balneario Lobios - Espanha

 

Localização

 

Parceiro desse passeio

Go Travel

Facebook da Go Travel  | e-mail

Empresa registada no Turismo de Portugal RNAVT 5227.

 


“Lugares para visitar em Gerês?”, lembre-se dessa matéria e você terá a resposta do que fazer em Gerês e que tipo de turismo Sintra poderá proporcionar!

Faça o seu roteiro turístico para conhecer os principais pontos turísticos de Portugal e coloque Gerês em sua lista e bom passeio!

? Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!