Mochilando

A vida portuguesa no Mercado da Ribeira – Lisboa, Portugal

mercado da ribeira
Anna Maria Salustiano

Costumo dizer que mercados públicos traduzem com uma fidelidade ímpar as expressões da vida local. O Mercado da Ribeira é um desses pontos, em Lisboa. Aqui, as pessoas podem fazer refeições, comprar doces típicos, manteigas, carnes, bebidas, ervas, livros, artesanatos, ou apenas, sentar para conversar e admirar o local que por si só, já contém atrativos diversos.

Seja por meio da arquitetura, apresentando logo na entrada os conhecidos azulejos portugueses (em tons azul e branco), normalmente com alguma referência a forte influência cristã, ou ainda, contemplando os nomes criativos dos quiosques como: “Nós é mais bolos”.

Para quem quer descansar depois de tanto bater perna, pode sentar-se nos banquinhos de madeira com mesas grandes para que a conversa ali seja prioridade, o que faz lembrar daqueles momentos de reunião familiares ou festas com amigos mais próximos.

O estar no Mercado, traz à tona o quanto a vida ali expressa-se humanamente real, através de alguém que entra apressado, de um cortador de carne que está com a roupa branca cheia de manchas de sangue por ter tratado vários cortes naquele dia de trabalho, por observar turistas que entram apenas para comprar alguma lembrança, ou fotografar algum prato colorido.

Por observar a paciência de quem está a horas em pé, para vender livros, ou no humor, de quem para sobreviver, necessita chamar as pessoas para experimentar doces, na tentativa de que levem algo para casa e assim garantir o emprego.

Estar no Mercado da Ribeira é daqueles programas que a alma sorri, sem precisar de muito, porque parece que o espírito conhece o quanto é necessário se apropriar de processos cada vez mais humanos para tornar o dia a dia mais cheios de boniteza.

História – O Mercado da Ribeira foi entregue à população no ano de 1882, e de lá para cá, já passou por inúmeras reformas. Com a última, em 2001, o espaço ampliou sua atuação, por ter investido também na vertente social, cultural e recreativa. Aqui, são realizado os Bailes da Ribeira e vários espetáculos musicais.

O Mercado está localizado quase que na frente do terminal do Cais do Sodré, na Avenida 24 de julho, 1200 e o telefone de lá é o: 213461199

 

Localização

 

😉 Gostaria de mais informações, nos acrescentar algum dado ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Comentários

comentários

Sobre o autor

Anna Maria Salustiano

Anna Maria Salustiano

Amante da música, de leituras, viagens, energias boas, de afeto e amor, Anna é do mundo. Pernambucana, brasileira e cheia de sotaque, resolveu estudar e passar um tempo em Portugal, na terra em que tudo é um bocadinho.