Mochilando

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado – Lisboa, Portugal

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

Instalado desde 1911, ano da sua fundação, no espaço do convento de São Francisco da Cidade, conjunto seriamente afetado pelo terramoto de 1755, o atual Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado  foi, após o incêndio que em 1988 afetou a zona, reinaugurado em 1994 sob projeto de renovação e ampliação da autoria do arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte. Já em 2013, o museu ganha novas áreas no mesmo quarteirão, ampliando significativamente a sua área expositiva.

O MNAC constitui-se como de visita obrigatória para o conhecimento e fruição da arte portuguesa romântica, naturalista, moderna e contemporânea integrando as obras seminais dos principais movimentos desde a segunda metade do século XIX até à atualidade.

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

O programa de exposições temporárias assume uma grande relevância no conjunto das atividades do museu, que inclui ainda visitas guiadas, conferências, seminários, concertos, a par de um trabalho pedagógico desenvolvido pelo serviço educativo. As exposições temporárias são acompanhadas por publicações que desenvolvem profundas investigações e que têm conferido ao museu um perfil de editor de referência no contexto da história da arte. A tipologia de exposições temporárias que o visitante pode encontrar é diversa, partindo quer dos diversos segmentos temporais da coleção, quer dando relevância a artistas internacionais e a coproduções com outros museus e centros de arte.

Horário

Terça – Domingo: 10h00-18h00. Encerra à segunda-feira

Ingresso

4, 5 €

Descontos

50% – Seniores e Bilhete Família (a partir de 4 elementos)

Entrada Livre

Crianças até 12 anos e cidadãos com necessidades específicas

1º domingo de cada mês

Serviços

Loja/livraria; Cafetarias e esplanada no Jardim de Escultura

Acesso a pessoas com necessidades específicas
Transportes

Autocarro: 760, 208, 758

Eléctrico: 28

Estação de Metro: Baixa-Chiado

Parques de estacionamento mais próximos

Cais do Sodré, Largo do Corpo Santo, Praça Luís de Camões, Largo do Carmo, Santa Catarina

Localização

 

Contatos

Tel: (00351) 21 343 21 48 | 21 012 84 60

Acesse o site do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado ou envie um e-mail.


“Lugares para visitar em Lisboa?”, lembre-se dessa matéria e você terá a resposta do que fazer em Lisboa e que tipo de turismo Lisboa poderá proporcionar!

Faça o seu roteiro turístico para conhecer os principais pontos turísticos. Coloque o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado em sua lista e bom passeio!

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Conteúdo / Imagem via Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Direção-Geral do Património Cultural / Arquivo de Documentação Fotográfica (DGPC/ADF)

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!