Mochilando

Museu Nacional do Traje – Lisboa, Portugal

Museu Nacional do Traje
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

 

O Museu Nacional do Traje, inaugurado a 26 de Julho de 1977, reúne uma coleção de indumentária histórica e acessórios de traje, desde o séc. XVIII à atualidade, que apresenta ao público quer na sua exposição permanente quer em exposições temporárias. O seu acervo conta ainda com fragmentos de tecidos e peças de bragal, materiais e equipamento que testemunham os processos de produção do têxtil, do traje e acessórios, assim como coleções de bonecas e respetivos trajes, pintura e mobiliário, entre outras.

 

O traje feminino representa o maior núcleo da coleção, associado a todo o tipo de acessórios. Completa-se com a coleção de traje interior, abundante e representativa dos séculos XIX e XX. O traje masculino está também presente, com predominância para as épocas em que a seda e o linho tinham primazia. Uma interessante coleção de traje de criança completa o núcleo do traje civil.

 

O Museu, está instalado no Palácio Angeja-Palmela, assim denominado por ter sido sucessivamente propriedade destas duas famílias. Deve a sua traça atual ao 3º Marquês de Angeja, que aqui projetou instalar as suas coleções de história natural, complementadas com um jardim botânico. Adquirido pela Família Palmela no segundo quartel do séc. XIX, continua a servir de residência secundária e foi objeto de campanhas de requalificação dos interiores, das quais se salienta a desenvolvida por Pereira Cão, Rambotti e Cinatti, que intervieram na decoração parietal do andar nobre do palácio.

Museu Nacional do Traje

 

Em 1975, o Estado Português adquire um conjunto de imóveis designado por Quinta do Monteiro-Mor para instalação do Museu Nacional do Traje, no qual se inclui o Parque Botânico do Monteiro-mor, com uma área de 11ha com um jardim criado no século XVIII, onde se encontra a primeira Araucaria heterephylla conhecida em Portugal. Após a aquisição pelo Estado, em 1975, procedeu-se à recuperação e adaptação da propriedade a parque botânico, mantendo as suas áreas caraterísticas – jardim, roseiral, pomar, prados, pinhal e horta, e implementando o aumento da diversidade botânica.

Museu Nacional do Traje

 

Museu e Parque Botânico

3ª feira : 14h00 – 18h00

4ª feira a Domingo: 10h00 – 18h00 (última entrada às 17h30)

Encerrado à 2ª feira (dia) e 3ª feira (manhã)

Encerrados ao público todo o dia: 1 de Janeiro; Domingo de Páscoa, 1 de Maio, Feriado Municipal (13 de Junho), 25 de Dezembro

 

Localização

 

Contato

Telefone (351) 217 567 620 / 217 543 920

E-mail | Site | Facebook

 


“Lugares para visitar em Lisboa?”, lembre-se dessa matéria e você terá a resposta do que fazer em Lisboa e que tipo de turismo Lisboa poderá proporcionar!

Faça o seu roteiro turístico para conhecer os principais pontos turísticos. Coloque o Museu Nacional do Traje em sua lista e bom passeio!


😉 Gostaria de mais informações, nos acrescentar algum dado ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Conteúdo |  Imagem via Museu Nacional do Traje


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!