Piriquita | Travesseiros de Sintra, Portugal

Há aqueles que acreditam ao visitar um país, você tem que ir aos pontos turísticos, tirar fotos e ‘selfies’, etc. Mas garanto à vocês que se nós conhecemos um pouco mais sobre a história daquele lugar, tudo terá um ‘gostinho’ diferenciado e especial!

E quando há a mistura entre história e gastronomia nesta viagem? Ainda mais quando este for um docinho?

Pois hoje falarei de um doce famoso, direto da romântica Vila de Sintra: Os Travesseiros de Sintra (também conhecidos como Travesseiros de Sintra da Piriquita).

Tudo começou numa pastelaria (confeitaria, no português do Brasil) de uma família da Vila de Sintra, em meados de 1940. Constança Luísa dos Santos Cunha, neta da fundadora da antiga Casa das Queijadas da Piriquita, criou esta divina e nova receita. O nome ‘Piriquita’ foi um apelido atribuído pelo próprio rei D. Carlos I à sua fundadora, devido à sua baixa estatura.

Feito de massa folheada, creme de ovos, amêndoas, açúcar, esta receita ainda tem um ingrediente secreto que somente a família tem acesso. O sabor é indescritível!

Hoje, a Piriquita é considerada um ponto turístico em Sintra e também uma parada obrigatória aos turistas!

Travesseiros de Sintra Piriquita

O atendimento é impecável!

Vale lembrar que, além dos Travesseiros de Sintra, você encontrará as queijadas que também são bem famosas e deliciosas.

Sintra Piriquita

Além do que, outras deliciais como uma tostas para acompanhar um café, quer seja pela manhã ou pela tarde!

Localização

Há duas unidades: Ambas localizadas na “Rua das Padarias”. A primeira fica bem na entrada da ruela principal da Vila de Sintra e a outra unidade, na mesma rua, só que um pouco mais ‘pra cima’. Sim, a rua é uma subida então, terá de subir mais um pouquinho para conhecê-la!

Não deixem de conhecer! E bom apetite!


“Lugares para visitar em Sintra?”, lembre-se dessa matéria e você terá a resposta do que fazer em Sintra e que tipo de turismo Sintra poderá proporcionar!

Faça o seu roteiro turístico e gastronômico para conhecer os principais pontos turísticos e gastronômicos. Coloque os Travesseiros de Sintra, Periquita, em sua lista. Bom passeio e bom apetite!

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Acervo Próprio

Caroline Eira
Tradutora freelancer e professora de inglês, paulistana, apaixonada pelos idiomas Inglês e Alemão, ama viajar e conhecer novos países, novas culturas e fazer novas amizades!

Comentários

comentários

Caroline Eira

Caroline Eira

Tradutora freelancer e professora de inglês, paulistana, apaixonada pelos idiomas Inglês e Alemão, ama viajar e conhecer novos países, novas culturas e fazer novas amizades!