Como será o seu almoço de Páscoa?

Bacalhau e Vinho: Uma combinação divina

Em todas as casas brasileiras cristãs, na Semana Santa, as famílias têm, como costume, especialmente na Sexta-feira Santa, comer peixe ou bacalhau – antigamente, esse hábito durava toda a quaresma.

A abstinência da carne evoca o sacrifício de Jesus, que segundo a fé cristã, derramou sangue e ofereceu o Seu corpo para nos salvar. Só o peixe não quebra esta penitência.

Agora a pergunta que não quer calar: Por que o cardápio litúrgico incorporou o Bacalhau?

A maioria dos pesquisadores acreditam que por ser um peixe salgado, o bacalhau suportava as longas viagens sem estragar, numa época em que a refrigeração era desconhecida, além de ser um peixe abundante e que custava pouco, sendo mais acessível aos pobres da época.

Consagrado pelos portugueses, o bacalhau foi descoberto pelos Vikings. O hábito de se comer bacalhau no Brasil deu-se no século 19, com a vinda de D. João VI, fugindo do exército de Napoleão Bonaparte, ao Rio de Janeiro. Ainda hoje, muitos de seus habitantes, grande parte descendentes de portugueses, têm o costume de comer bacalhau também no Natal e aos domingos.

O Brasil não segue a mesma regra de Portugal, tendo a preferência por vinhos tintos. Há aqueles que acreditam que o vinho que mais combina com o bacalhau  é o Branco encorpado, envelhecido em barris de carvalho.

Vale também lembrar que nem todos os bacalhaus são iguais! Tanto o tipo de peixe como os seus ingredientes influenciam na hora de harmonizar com a bebida.

Mas mesmo tendo isso tudo em mente, a Páscoa dos brasileiros, no Brasil, está muito difícil neste ano! Segundo o jornal O Globo, o bacalhau enfrentou uma alta de 5,73%.

 

Páscoa

 

Para quem optou em substituir o tradicional por outro tipo de peixe, também pagará mais caro! Segundo o jornal O Globo, o valor do pescado fresco subiu 15,89% .

O preço do vinho também aumentou, não agradando os consumidores! O preço subiu quase 10%, após uma alta de 28,36% no ano que antecedeu a Páscoa de 2016.

Agora, confira alguns preços praticados em Portugal na época de Páscoa (inclusive, a carne de cabrito, muito consumida nessa época):

 

Páscoa

.

O-TUGA NA COZINHA
Veja algumas dicas para essa Páscoa

.

Feliz Páscoa!

 

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via foto de divulgação Agência O Globo e Acervo Pessoal

Caroline Eira
Tradutora freelancer e professora de inglês, paulistana, apaixonada pelos idiomas Inglês e Alemão, ama viajar e conhecer novos países, novas culturas e fazer novas amizades!

Comentários

comentários

Caroline Eira

Caroline Eira

Tradutora freelancer e professora de inglês, paulistana, apaixonada pelos idiomas Inglês e Alemão, ama viajar e conhecer novos países, novas culturas e fazer novas amizades!