Tronco de Natal em Portugal

Se você pensa que a tradição de Natal baseia-se apenas no Bacalhau, e de sobremesa, um Bolo Rei ou Bolo Rainha, você se enganou!

O Tronco de Natal é uma sobremesa tipicamente francesa que surgiu em Paris no final do século XIX através das mãos do confeiteiro Pierre Lacam.

Quinta-feira, a SIC fez uma matéria comentando sobre o Tronco de Natal. Eles citaram que na tradição, as pessoas acendiam no dia 24 de Dezembro um tronco de madeira e deixavam queimá-lo até o Ano Novo. Com isso, para perpetuar o ritual, o pasteleiro criou o Bûche de Noël, chamado pelos portugueses como Tronco de Natal, que depois de tantos anos, o adotaram como um doce que não deve se faltar na época natalícia.

Como o próprio nome diz, o bolo é preparado para que lembre um pedaço de lenha prestes a ser queimada.

Existem diferentes versões desde a massa de chocolate ao leite, ganache e diferentes tipos de coberturas de glacês e recheios.

O tronco normalmente é cortado no tamanho de uma lenha e você pode optar por cortar as pontas e colocá-las tanto no topo do bolo quanto na lateral. Assim, fica mais real a forma de tronco. Além do que, a textura do tronco precisa lembrar a casca da árvore, ou seja, um marrom escuro!

Para os brasileiros, é uma espécie de rocambole recheado coberto com creme de manteiga. Uma delícia!

Agora, se você AINDA não estiver na terrinha, experimente fazer essa delícia na sua casa. Vejam a receita que separamos para vocês:

 O-TUGA NA COZINHA 2

Ingredientes

125g de Chocolate NESTLÉ SOBREMESAS (Nestlé Dessert) Caramelo

5 claras

300g de manteiga

150g de açúcar de confeiteiro

150g de açúcar em pó

125g de farinha

2 gemas de ovo

 

Preparação

– Bata as 5 claras em castelo, junte-lhes o açúcar, vá batendo até ficarem bem firmes. Acrescente as gemas e bata mais 5 minutos. Adicione a farinha peneirada, 50g manteiga já fria e misture delicadamente.

– Deite a massa no tabuleiro, espalhe bem, deixando a superfície lisa e leve ao forno. Retire do forno, desenforme para cima de um pano de cozinha polvilhado com açúcar. Enrole com a ajuda de um pano e deixe esfriar.

– Entretanto prepare o creme: parta o chocolate em pedaços e leve-o a derreter em banho-maria. Junte o restante da manteiga, mexa bem e deixe esfriar.

– Desenrole o rolo com cuidado, espalhe metade do creme de chocolate por cima, enrole de novo e deixe repousar um pouco. Espalhe o resto do creme em todo rolo e passe levemente com as pontas de um garfo no creme para dar o efeito das ranhuras de tronco.

– Decore a gosto, polvilhe com um pouco de açúcar em pó e sirva.

Obs.: Preparação 25m / Cozedura 12m / Nível de Dificuldade: Difícil / Pessoas: 10

Fonte: Receita por Mariana Ferreira em Nestlé Sobremesas.

E então, ficou bom? 

Conte para nós através do nosso e-mail e aproveite e conheça outras delícias em O-TUGA na cozinha.

E como dizem os portugueses: Bjinhos, até logo, com licença… vá, vá, vá!

 

? Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay

Loraine Eira
CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!

Comentários

comentários

Loraine Eira

Loraine Eira

CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!