Passeios

Castelo dos Mouros – Sintra, Portugal

Castelo dos Mouros
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

O Castelo dos Mouros é uma fortificação militar testemunho da presença islâmica na região, de edificação provável entre os séculos VIII e IX e ampliado depois da reconquista. Sobranceiro à Vila de Sintra, a sua função era de atalaia, garantindo a proteção de Lisboa e arredores.

 

Castelo dos Mouros

 

Castelo dos Mouros

 

Foi adquirido e restaurado como ruína medieval, também ao gosto romântico da época, por D. Fernando II.

O Castelo apresenta uma planta irregular e é constituído por uma dupla cintura de muralhas. A muralha interior apresenta um adarve, ameias e o reforço proporcionado por cinco torreões. Destacam-se, no seu interior, a cisterna, abastecida por águas pluviais e a Torre Real.

Do alto das suas muralhas é possível admirar uma paisagem única, com a vila de Sintra em primeiro plano, a Serra de Sintra coberta de verde e pontuada por belas quintas, românticos chalets e interessantes palácios e a linha de costa Atlântica.

 

Castelo dos Mouros

 

Em 2013 foi terminado um projeto de recuperação e restauro do Castelo que criou novas instalações em madeira (que evocam torres de assalto medievais), recuperou caminhos, muralhas e a cisterna. O projeto foi precedido de investigações arqueológicas, que descobriram mais de três dezenas de sepulturas medievais cristãs, alicerces de habitações muçulmanas e objetos do Neolítico, que permitiram aprofundar a informação histórica sobre o local.

 

Castelo dos Mouros

 

Castelo dos Mouros

 

Integrada neste projeto, foi inaugurada em 2015 a musealização do Campo de Investigação Arqueológica que visou proteger de forma adequada os vestígios identificados, permitindo aos visitantes a sua observação e interpretação. Em simultâneo foi também inaugurado o Centro de Interpretação da História do Castelo, onde se encontram expostos os achados arqueológicos recolhidos nas escavações, cujas datações se estendem desde o Neolítico até à Idade Média. Este espaço contém, ainda, uma maquete do Castelo e disponibiliza um vídeo com a sua história e vários pontos multimédia com informação interativa detalhada.

 

Castelo dos Mouros

 

Localização

 


“Lugares para visitar em Sintra?”, lembre-se dessa matéria e você terá a resposta do que fazer em Sintra e que tipo de turismo Sintra poderá proporcionar!

Faça o seu roteiro turístico para conhecer os principais pontos turísticos. Coloque o Castelo dos Mouros em sua lista e bom passeio!

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Conteúdo | Imagem via Parques de Sintra – PSML Emigus

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!