Passeios

The Presidential – A melhor experiência de luxo em Portugal

The Presidential
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

“O Presidencial” é a melhor experiência de luxo do país, redesenhada edição a edição, para trazer os maiores talentos culinários do mundo aos cantos mais bonitos de Portugal, a bordo do mais incrível comboio da nossa história.

 

O COMBOIO PRESIDENCIAL 

Hoje a jóia da coroa do património ferroviário Português, o Comboio Presidencial transportou Presidentes, Chefes de Estado, Reis e Papas durante mais de um século. Construído em 1890, este serviu a corte do rei D. Luís I como o Comboio Real, recebendo a bordo convidados de honra como a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. Rebatizado “Comboio Presidencial” no inicio do século, transportou os Chefes de Estado Portugueses até 1970, altura em que foi oficialmente retirado de
circulação.

Magnificamente restaurado em 2010, o mobiliário e charme que o tornaram icónico mantêm-se intactos e está desde então em exposição no Museu Nacional Ferroviário como a mais emblemática peça da nossa história ferroviária.

 

 

O The Presidential – o único projecto de turismo ferroviário do país, agora na terceira edição – está de volta à linha do Douro, e vem cheio de novidades. “Vamos ampliar a nossa aposta em Chefs nacionais – algo que nos é constantemente pedido pelos nossos passageiros – e alargar o nosso leque para Chefe que, apesar de não terem ainda uma estrela, são incontornáveis talentos da gastronomia nacional.” diz Gonçalo Castel-Branco, fundador e curador do projecto.

 

The Presidential Train

Arlindo Camacho ©

Esta edição começa então com o Chef Pedro Lemos (23 e 24 de Setembro) – o primeiro repetente depois dos muitos elogios na edição passada.

O fim de semana seguinte (30 de Setembro e 1 de Outubro) está a cargo de Vitor Matos, também detentor de uma estrela Michelin.

Na semana seguinte (7 e 8 de Outubro), o chef Miguel Rocha Vieira entra a bordo para levar a sua experiência de Guincho até ao Douro.

14 e 15 de Outubro o comboio fica entregue ao Chef Ljubomir Stanisic – acabado de vencer o prémio de Melhor Restaurante do Mundo da prestigiada Monacle.

Para finalizar, o Presidential apresenta pela primeira vez um fim de semana dedicado às Rising Stars (28 e 29 de Outubro), com menus a 4 mãos a cargo dos Chefs Vasco Coelho Santos e João Oliveira.

Mas não é a única novidade desta edição de Vindimas. Os melhores vinhos continuam a marcar presença de luxo a bordo, com uma parceria reforçada com a Niepoort – agora a marca oficial de vinhos servidos a bordo. Refere Gonçalo “A nossa relação com a Niepoort vem desde o primeiro momento do projecto, e vem não só do reconhecimento da excelência dos melhores vinhos de mesa do Douro, mas também de um DNA de história e inovação bem próximo do nosso.”

Além da Niepoort, os melhores produtos do país continuam a marcar presença a bordo também – a loiça Vista Alegre, os cheiros e sabonetes Castelbel, a banda sonora da Casa da Música, os livros da Fundação de Serralves e a cozinha da Kooperbush.

“O nosso trabalho de curadoria fica mais fácil todos os anos, já que vamos mantendo os parceiros e produtos que mais acrescentam valor ao projecto” acrescenta o responsável.

No que diz respeito aos programas e preços, há também várias novidades – no pacote de um dia os clientes do The Presidential vão continuar usufruir de toda a linha do Douro, numa viagem que parte de São Bento com destino à magnifica Quinta do Vesúvio.

 

The Presidential Train

 

Uma das mais emblemáticas e exclusivas quintas do Douro, onde terá lugar uma prova de vinhos do Porto da Grahams. Ao voltarem a embarcar, os convidados terão à sua espera várias surpresas, entre elas uma carruagembar com música ao vivo e uma carruagem-salão de chá, para a sua viagem de volta ao Porto.

Mas nos novos pacotes de 2 e de 3 dias, os clientes podem fazer upgrades de luxo como a participação na pisa da uva, a descida de barco com almoço a bordo ou uma ronda de golf no hotel do Vimeiro.

O pack de um dia custa 500 euros por pessoa (iva inc.), para o programa de dia inteiro que inclui a viagem no Presidencial, o menu de degustação de 4 pratos preparado por Chef abordo, a harmonização de vinhos, acesso à Quinta do Vesúvio e prova de portos, bar com música ao vivo, salão de chá e gift bag com livro de coleção autografado pelo Chef.

Confira todos os packs e faça a sua reserva no site

Os packs podem incluir:

O SIX-SENSES-DOURO-VALLEY

 

INTERCONTINENTAL PALÁCIO DAS CARDOSAS

 

😉 Gostaria de mais informações, nos acrescentar algum dado ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Conteúdo | Imagem via Arlindo Camacho ©Guest Relations – The Presidential


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!