Turismo em Portugal

A Veneza Portuguesa em Aveiro, Portugal

Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

A Veneza Portuguesa em Aveiro, Portugal – Conhecida por ser a Veneza portuguesa devido aos seus canais e moliceiros (barcos que circulam na Ria de Aveiro), essa é uma cidade portuguesa super acolhedora e incrível para passar o dia!

Das salinas citadas no testamento da Condessa Mumadona de 959 d. C. No século XVI foi considerada uma cidade rica pelas salinas e pelo bacalhau.

Em 1575, o porto passou por uma tempestade que viu sua riqueza desaparecer. Aveiro só se recuperou no século XIX e hoje esta rodeada de turistas, comércios, industrias e muito nomeada na educação.

Pegamos um comboio da estação Oriente em Lisboa (que também tem conexão com auto-carro/metro) rumo a Aveiro onde o percurso demorou por volta de 2 horas e pagamos o valor de 20,20€ por pessoa e trajeto (pagamos o mesmo valor para o retorno). O comboio é super confortável e tem até uma lanchonete caso a pessoa queira comer algo durante o percurso. Vale a pena!

IMG_9913

Chegamos na cidade e o nosso hostel ficava bem frente. Foi super prático! Fizemos a reserva através do Booking para um quarto de casal com banheiro privado. Simples, limpinho e bem confortável!

Depois do checkin, vamos passear! E aonde mais queríamos ir? Claro que queríamos fazer o Passeio de Moliceiro e conhecer os famosos Canais da Cidade de Aveiro!

Aveiro Veneza Portuguesa

O passeio mais tradicional é passar pelos 4 canais urbanos da Ria: Canal Central, Canal da Pirâmides, Canal do Cojo e Canal de São Roque.

O ticket era no valor de 7€ por pessoa e tem uma duração estimada de 45 minutos, o que valeu super a pena para conhecer as riquezas da região!

Os barcos são utilizados para transportar inúmeros turistas que visitam a cidade para conhecer Aveiro.

Durante a viagem, uma guia narra as histórias e tradições locais, onde as paisagens nos remetem desde uma arquitetura clássica as construções modernas que também tomaram conta da cidade. Além do que, as marinhas de sal, armazém de peixe e a Ponte de Carcavelos que é muito conhecida por ser a passagem utilizada pelas pessoas que trabalhavam nas salinas e também por ser conhecida como ponte dos namorados. Muitos casais passam por lá para tirarem uma foto ou acompanhar o pôr do sol!

Em Aveiro você também pode encontrar uma iniciativa para uso gratuito de bicicletas – BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro). A iniciativa nos remete o uso incansável de bicicletas na Holanda. Claro que na Holanda a utilização é muito maior, mas ter o projeto ativo em Aveiro é um grande passo para uma vida mais saudável para aqueles que moram ou apenas passeiam na região.

Agora a tradição que não pode faltar no seu roteiro é de entrar em uma pastelaria e experimentar a especialidade da cidade: ovos moles.

Um doce super original produzido com gema de ovo adoçado e envolvido numa hóstia.

Aveiro Veneza Portuguesa

Veja a matéria completo que o O-TUGA fez em: Ovos Moles de Aveiro.

Quer mais sugestões de pontos turísticos em Aveiro?

Veja de uma forma geral quais são os pontos turísticos que nós recomendamos:

  • Canal Central de Aveiro
  • Salinas de Aveiro
  • Farol de Aveiro
  • Mosteiro de Jesus
  • Sé de Aveiro
  • Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus
  • Parque Infante Dom Pedro – Parque da Cidade
  • Museu Histórico da Vista Alegre
  • Museu de Arte Nova
  • Igreja da Misericórdia de Aveiro
  • Museu da Cidade de Aveiro

Boa viagem e até mais!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!