Brasileiros em Portugal

Lá e cá: Portugal no Brasil e Brasil em Portugal

Brasil e Portugal
Zaira Bosco
Escrito por Zaira Bosco

Lá e cá: Portugal no Brasil e Brasil em Portugal.

Te desafio a dizer de onde é a foto do primeiro sobrado e onde fica o outro. Um prédio fica no centro do Rio de Janeiro e o outro, em Lisboa. E ai? Qual é qual?

Brasil e Portugal

Morei alguns anos no Rio de Janeiro e, passeando no centro da cidade, me sentia muitas vezes na rua de algum país europeu. De fato, a influência europeia ali é bem marcante. Prédios copiados de modelos franceses e portugueses, principalmente.

Dois dos ícones dessa influência portuguesa que eu mais gosto são a Confeitaria Colombo, fundada em 1894 por imigrantes portugueses, e o Real Gabinete Português de Leitura, situado – vejam só- na Rua Luís de Camões, 30.

Brasil e Portugal

Confeitaria Colombo, no Centro do Rio de Janeiro.

Essa é a biblioteca que mais me impressionou até hoje. São obras e mais obras que ocupam do chão ao teto em um espaço lindíssimo. Além disso, a biblioteca pública, inaugurada pela Princesa Isabel, é a associação mais antiga criada pelos portugueses após a independência de 1822.

Brasil e Portugal

Em terras portuguesas sei que também devo me deparar com pedacinhos do Brasil em vários momentos. Um deles, o Café “A Brasileira” foi fundado no início do século XX por um português que levava cafés brasileiros para terras lusitanas.

Brasil e Portugal

Também já percebo, quando faço busca de imóveis, que a presença de madeiras pesadas, que me parecem mogno e jacarandá, é bem comum. Imagino que essas madeiras tenham raízes brasileiras.

Eu adoro esse intercâmbio. Lá e cá, nessas influências recíprocas, o meu desejo é me sentir em casa lá o tanto que os portugueses já fizeram do Brasil também sua morada.

A resposta ao desafio: a primeira fica no Rio!

Até breve!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com | Imagem via autora.

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Zaira Bosco

Zaira Bosco

Colunista do O-TUGA, socióloga, adora escrever, se aventurar pela cozinha e pelo mundo. Ama desafios e escolheu se mudar para Portugal com a família. Sempre à procura da batida perfeita.