Lá e cá: Portugal no Brasil e Brasil em Portugal.
Te desafio a dizer de onde é a foto do primeiro sobrado e onde fica o outro. Um prédio fica no centro do Rio de Janeiro e o outro, em Lisboa. E ai? Qual é qual?
Morei alguns anos no Rio de Janeiro e, passeando no centro da cidade, me sentia muitas vezes na rua de algum país europeu. De fato, a influência europeia ali é bem marcante. Prédios copiados de modelos franceses e portugueses, principalmente.
Dois dos ícones dessa influência portuguesa que eu mais gosto são a Confeitaria Colombo, fundada em 1894 por imigrantes portugueses, e o Real Gabinete Português de Leitura, situado – vejam só- na Rua Luís de Camões, 30.
Confeitaria Colombo, no Centro do Rio de Janeiro.
Essa é a biblioteca que mais me impressionou até hoje. São obras e mais obras que ocupam do chão ao teto em um espaço lindíssimo. Além disso, a biblioteca pública, inaugurada pela Princesa Isabel, é a associação mais antiga criada pelos portugueses após a independência de 1822.
Em terras portuguesas sei que também devo me deparar com pedacinhos do Brasil em vários momentos. Um deles, o Café “A Brasileira” foi fundado no início do século XX por um português que levava cafés brasileiros para terras lusitanas.
Também já percebo, quando faço busca de imóveis, que a presença de madeiras pesadas, que me parecem mogno e jacarandá, é bem comum. Imagino que essas madeiras tenham raízes brasileiras.
Eu adoro esse intercâmbio. Lá e cá, nessas influências recíprocas, o meu desejo é me sentir em casa lá o tanto que os portugueses já fizeram do Brasil também sua morada.
A resposta ao desafio: a primeira fica no Rio!
Até breve!
Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube
Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com | Conteúdo – Imagem via autora.