Brasileiros em Portugal

Brasileira empreende em Portugal através do artesanato com feltro

Brasileira empreende em Portugal
Karina Silva
Escrito por Karina Silva
Sim, uma Brasileira que empreende em Portugal através do artesanato com feltro!

Muito prazer, eu sou a Nina!

Vou contar um pouquinho da minha história como empreendedora em Portugal e apresentar o meu trabalho.

Espero que vocês se apaixonem tanto pelo artesanato com feltro quanto eu me apaixonei!

A Trajetória

Em 2015 mudei com a minha família para Portugal. Viemos nós os quatro: eu, o meu marido e os meus dois filhos.

Artesanato em Portugal

As nossas idas e vindas já não eram uma novidade: tínhamos vivido fora durante doze anos, voltamos a morar no Brasil por dois anos e depois fizemos as malas novamente. Dessa vez escolhemos Portugal para viver!

Aterrissamos no Porto, uma cidade que nos recebeu de braços abertos. A adaptação das crianças na escola foi bem super fácil, o clima foi desde o princípio agradável, os portugueses que cruzavam conosco pelo caminho eram queridos e disponíveis.

E foi assim que resolvemos pousar definitivamente por aqui.

Empreendendo em Portugal

Abrimos uma papelaria em família e comecei a expor as minhas primeiras peças de artesanato por lá.

Eu queria ter uma renda separada e o artesanato sempre foi uma paixão: relaxa a cabeça, tira o stresse, ajuda a desligar dos problemas cotidianos.

A minha irmã, que vive no Brasil, é craque em artesanato e foi dando algumas dicas. No universo da criação já fiz um pouco de tudo: decoração para quarto de bebê, lembrancinhas de festa, móbile para berço, enfeite de quarto de criança…

Há dois anos e meio começou a minha jornada no mundo do artesanato.

Redes Sociais

O princípio foi complicado. Afinal, ninguém me conhecia!

A maneira que encontrei de sair da toca foi através das redes sociais.

A primeira porta de entrada foram os grupos do Facebook:

Mamães brasileiras em Portugal, Brasileiros no Porto, materiais de artesanato e a vitrine da loja também ajudou a atrair alguns clientes.

O meu primeiro trabalho foi uma girafinha:

A outra grande dificuldade que encontrei foi equilibrar o trabalho com artesanato com o cuidado com as crianças e a casa. Mas agora já estou fera no malabarismo: trabalho quando eles estão na escola e o resto vou fazendo aos poucos.

O material que uso muitas vezes vem direto do Brasil, lá é possível encontrar uma maior variedade de feltros (estampados e com cores exclusivas).

Hoje em dia os meus trabalhos já ganharam asas e é um orgulho saber que tem um pedacinho de mim espalhado por várias casas.

Encomendas

Já mandei encomendas para a Madeira, para Lisboa, para Évora e para Londres.

A encomenda que mais gostei de fazer (e também a que mais deu trabalho!) foi a família Monteiro-Fuks completa em feltro: o marido, a esposa, uma bebezinha, dois gatos e uma cadela. Ufa!

Para vocês terem uma ideia do trabalho: cada caracol do cabelo foi feito com um fio de lã. Enrolei um a um em um palito de churrasco e levei ao forno. Também quis dar muita atenção aos detalhes: o enfeite na cabeça da cadela, os sapatos, o cinto com pérolas. Mas no final valeu a pena, a cliente disse que nunca imaginou um trabalho tão perfeito!

Outra peça que gostei muito de fazer foi um menino pescando na lua:

Agradeço ao O-TUGA pelo convite e convido a todos que quiserem conhecer um pouco mais do meu trabalho a entrarem na página do Facebook.

Estou sempre atualizando com novidades!

Até mais!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com | Imagens via autora.

o-tuga-assessoria-em-portugal

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Karina Silva

Karina Silva

Uma carioca que ama o artesanato e também é apaixonada pela Europa, onde já vive há 15 anos. Morou em Londres durante por 12 anos, e agora, já vive há 3 anos e meio no Porto, Portugal.