Brasileiros em Portugal

E então? Ir ou não morar em Portugal?

Morar em Portugal
Zaira Bosco
Escrito por Zaira Bosco
E então? Ir ou não morar em Portugal?

Ultimamente tenho visto vários textos sobre brasileiros que moram em Portugal. Alguns super motivadores, na pegada de que Portugal é o novo Eldorado, até aqueles desmotivando a ida de novos imigrantes para lá.

Os motivos vão desde a “aqui não é a maravilha que vocês estão pensando” até a possível xenofobia dos portugueses contra os brasileiros.

Fazendo uma reflexão, percebo que todos estão certos.

Há, sim, um choque de realidade por parte daqueles que imaginam que Portugal é o país perfeito e se deparam com a realidade e, também, pode ser que haja um certo nariz torto para os imigrantes brasileiros.

Eu, que estou no processo de mudança para lá, posso dizer que não tenho medo algum e, se posso dar uma dica, é a seguinte:

Tenha claro e certo o que você deseja e está buscando em um novo país; planeje-se!

Se procura por um milagre para a sua vida profissional, certamente não vai encontrar em lugar nenhum do planeta.

Se quer trabalhar lá de forma legal, uma boa formação será um diferencial em qualquer lugar do planeta. Portanto, se você não tem essa formação, ou procure fazê-la aqui, ou se planeje para fazer em terras lusitanas.

Você não vai ganhar um upgrade profissional apenas pelo fato de estar morando em outro país. Você não vai encontrar emprego fácil por lá, se não encontra emprego fácil por aqui.

Quanto à possível xenofobia, acredito que em qualquer país do mundo, com muito poucas exceções, os imigrantes nunca serão vistos como locais e essa condição de expatriado deve ser, primeiramente, compreendida por você.

Você nunca se sentirá no seu bairro de infância; o português falado em Portugal soará muito estranho nos primeiros meses. A forma respondona da tia portuguesa pode ser só uma forma cultural de ser emburrada o tempo todo. Mas, tenha claro que você estará fora da sua zona de conforto para sempre. Cabe avaliar, caso a caso, se os prós pesarão mais que os contras. Não se iluda.

Até breve!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com | Imagem via envato.

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Zaira Bosco

Zaira Bosco

Colunista do O-TUGA, socióloga, adora escrever, se aventurar pela cozinha e pelo mundo. Ama desafios e escolheu se mudar para Portugal com a família. Sempre à procura da batida perfeita.