Como procurar um emprego em Portugal?

 

Quando a pessoa não está morando no seu país de origem, o processo de procurar um novo emprego pode parecer ser muito mais delicado do que costumava ser.

O tema “emprego” é um dos assuntos que as pessoas mais se preocupam quando resolvem morar no exterior. Afinal, muitas largam o emprego rumo ao desconhecido tendo em conta que vão buscar um emprego e conseguir uma nova oportunidade nos primeiros meses.

Nesse momento surge a dúvida. Afinal, como procurar por um emprego no exterior?

 

Acompanhe o mercado de trabalho

Antes de sair do seu país de origem comece a entender como esta mercado de trabalho que você atua.

 

Documentos Pessoais

Tenha seus documentos em dia para que essa não seja uma barreira caso uma empresa entre em contato com você. Caso contrário, a empresa pode ter uma vaga com o seu perfil e a falta do documento será um fator eliminatório para que você não seja contratado.

 

Internet

A internet é a melhor ferramenta para buscar uma nova oportunidade de emprego. Em cliques, você encontra várias oportunidades de emprego. Opções não faltam, mas o importante é achar uma vaga que você se encaixe. Com isso, o próximo passo é fundamental!

 

Currículo

Um modelo muito utilizado na Europa para a montagem de currículo é o Europass.

Você realiza a montagem do currículo de forma online e esse modelo ajuda a empresa a padronizar a seleção, e assim, avaliar de forma mais eficaz as competências e qualificações dos candidatos.

Uma dica muito boa é que a Europass dispobiliza de um modelo para que o candidato entenda esse padrão – Modelo Instruções para preenchimento do Europass CV.

Nesse documento ainda há dicas que o candidato deve concentrar-se para colocar o essencial no CV, ser claro e conciso nas informações, adaptar o documento em função do posto a que se candidata e prestar atenção à apresentação final do currículo.

No site você poderá montar o seu currículo, além da carta de motivação.

 

Aonde procurar emprego?

Emprego Portugal

Abaixo, algumas dicas de sites para que você procure empregos em Portugal. Lembrando que, você pode sinalizar um perfil que esteja procurando de vagas e acionar o alerta de vagas de emprego. Sendo assim, você receberá no seu e-mail as vagas mais recentes para candidatar-se.

Alerta Emprego

Bons empregos

Carga de Trabalhos

Emprego 24h

Emprego XL

Empregos.org

Empregos online

Expresso Emprego

Indeed

Jobtide

Net Empregos

Neuvoo

Ofertas de emprego

OLX

Portal de Emprego

Sapo

Trabalhar.com

Trabalhar.pt

Trabalho certo

Trabalho Temporário

Trovit

Universia

Além do que, a ferramenta que até hoje (no Brasil e em Portugal) me ajudou muito, foi a busca de empregos através do Linkedin e dos sites abaixo de busca para empregos/oportunidades internacionais:

Career Builder

CareerJet.pt

EURES – Portal Europeu da Mobilidade Profissional

Euractiv JobSite

Glass Door

Hays

JobBrank

Michael Page

Monster

SimplyHired

 

Dicas para sites de acordo com o ramo

Outra opção são os sites que são focados em determinada área. É ótimo quando você encontra um.

Abaixo, uma relação pelos quais já indicamos aos seguidores do O-TUGA:

Emprego Público: Bolsa de Emprego Público

Moda, luxo e beleza: FashionJobs

Saúde: Emprego Saúde

Tecnologia de Informação: Empregos IT / Landing Jobs / IT Jobs / TecnoJobs / TechJobs

Turismo e Hotelaria: Turi Jobs

 

Que dessa maneira, não faltem oportunidades de trabalho. Inclusive, escreva para nós contato como foi sua experiência em buscar um emprego em Portugal.

 

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay

Loraine Eira
CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!

Comentários

comentários

Loraine Eira

Loraine Eira

CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!