E agora? Está na hora de fazer as malas para Portugal

Um dia o seu armário não tinha nada para você vestir num Sábado à noite, e de repente, na hora de fazer as malas para Portugal, parecia estar absolutamente lotado, pois nem tudo cabia na mala!

É… não é fácil fazer uma mala quando você pensa em viajar, por isso vou passar uma listinha básica, que para mim, foi super útil!

 

Medicamentos em geral

Se você faz uso contínuo de algum medicamento, você deve pedir ao seu médico a prescrição de acordo com a língua do seu país de destino. Se esta vindo para Portugal, e seu voo não é direto, fique atento! Você poderá parar na imigração de outro país e esse documento será essencial. Por isso, indico que você consulte os termos da companhia aérea para não ter nenhum problema. E lembre-se… não deixe para pegar a prescrição com seu médico no último minuto. Será super arriscado de você não poder viajar com medicamentos além de outros objetos (como por exemplo: o uso de seringas). Portanto, cuide-se bem para que sua saúde não seja prejudicada durante o vôo.

 

Itens de Higiene

Se você esta acostumado a usar no Brasil marcas como Nivea, Dove, Johnson, Palmolive, Pantene, Elseve, Loreal, não se preocupe… você poderá achar essas marcas no exterior.

Aconselho que independente da marca que você utilize de shampoo, desodorante, sabonete,… que você traga um item de cada para os primeiros dias e para você não precisar chegar no aeroporto e sair na correria para esse tipo de compra. Depois, com certeza você vai achar produtos semelhantes e até de melhor qualidade do que você costumava usar por um custo super bom nos mercados e perfumarias! Lembrando que, não são permitidos frascos com mais de 100ml para bagagem de mão. Esses itens deverão ser despachados!

 

Roupas e calçados

Antes de tudo, se você viaja para um intercâmbio, deve analisar quanto tempo você ficará fora e por quais estações você irá enfrentar nessa jornada. Serão 365 dias? Mais do que isso? Ah… então eu aconselho a você preparar a sua mala com um pouco de cada “modelito” por estação. Aproveite e escolha as roupas e calçados que você mais gosta, mas cuidado…. traga um pouco de cada e não o armário todo porque você deve ficar atento ao limite de bagagem, lembra? Então, seja cuidadoso e coloque realmente o que for usar. Aqui você encontrará muitas opções, fique tranquilo! Inclusive, não lote a sua mala no Brasil se sua intenção for de um intercâmbio de pouco tempo. Afinal, você não vai querer descartá-las depois, pois com certeza levará algumas lembranças da terrinha, não é?

Ainda nesse tema, duas coisas que eu acho super importante:

* Tragam tênis! Pode ser aquele velhinho mas que é super confortável! Com certeza você vai utiliza-lo e muito nos seus passeios!

* Jeans: muitas pessoas não gostam dos modelos americanos/europeus. Recentemente eu paguei 29€ numa ótima calça em Lisboa na MANGO e meu namorado comprou para ele nessa faixa na Zara (sim, na Zara! Kkkkk). Então, para não se arrepender, traga sim o jeans que você mais gosta, mas na minha humilde opinião há sim MUITOS modelos de marcas muito boas e baratas por aqui!

Quanto aos acessórios, veja um exemplo de como você poderá identificá-los dos modelos brasileiros:

Bagagem Malas Portugal

 

Roupa íntima

Eu particularmente prefiro as roupas íntimas do Brasil, mas existem lojas com algumas peças com a etiqueta “Brazilian wave”. Além do que, existem muitos brasileiros que trazem para revender no exterior (especialmente em grupos de Classificados).

 

Documentos

Se você vai passar um longo tempo na Europa e tem uma pessoa de confiança no Brasil, deixe uma procuração com ela. Antes de viajar eu fiz uma para meus pais e não me arrependo. Muito pelo contrário, foi super útil para venda do meu carro e para assuntos bancários. Super recomendo!

 

Agora que você já tem algumas dicas para a viagem, prepare sua mala rumo ao aeroporto!

aircraft-1362586

 

Óbvio que não é recomendado fazer as malas no último minuto, não é?! Então seguem as dicas para bagagem de mão e aquelas bagagens à serem despachadas. Além do que, esteja no aeroporto com o tempo de antecedência indicado, e lembrem-se, o trânsito do dia-a-dia no Brasil interfere diretamente no tempo em que você chegará ao aeroporto. Programe-se bem para não perder o vôo!

 

Bagagem de mão

preste atenção que o espaço a bordo é limitado. Portanto, verifique a dimensão das bagagens que sua companhia aérea indica para que não haja problemas na hora de embarcar.

Importante que você leve consigo todos os documentos pessoais. Não despache nada para que depois não tenha problemas futuros. Além do que, você poderá precisar na imigração!

Outra coisa que eu aconselho é que você leve um “kit sobrevivência” com blusa, casaco, roupas intimas,…pois nunca sabemos se o vôo terá atrasos ou o que pode ocorrer com a sua bagagem despachada até chegar no país de destino, não é?!

 

Bagagem (para despachar)

Pronto! Depois dessa lista você já sabe exatamente quais são as melhores dicas para levar dentro da sua mala! Agora a organização… lembre-se de quantas malas você pode despachar sem custo adicional (verifique sempre com a companhia aérea). Se você puder por exemplo viajar com 2 malas, separe bem os itens que você vai levar! Não coloque todas as blusas numa mala e sapatos em outra. Já pensou se algo acontecer com a sua mala? Portanto, pense bem no que você vai levar e divida bem a bagagem. Ah.. não se esqueça de pesa-la com antecedência para não se deparar com uma continha por excesso de peso.

 

Agora esta na hora de fechar a mala!

Identifique muito bem a bagagem antes de viajar. Até porque, quando elas aparecem na esteira parece que todos os passageiros compraram as mesmas malas numa liquidação. Deixe o seu nome, telefone e e-mail, além de mantê-la fechada a chave ou cadeado. Importante que, no momento que você despachar a mala, a companhia aérea vai te entregar um comprovante que corresponde ao destino desejado. Verifique se os dados estão certos e guarde bem esse papel. Quando retirar a mala, certifique-se que o número da etiqueta corresponde ao número do comprovante fornecido.

 

“Portugal de Janeiro à Janeiro”

O que fazer e como é estar em Portugal no mês de….

Julho

Portugal Julho

 

Agosto

Portugal Agosto

 

E seja muitoooo feliz no destino escolhido!
Aproveite e muito essa nova experiência!

 

Até mais!

 

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay | Matéria de 09/10/2016 e atualizada em 06/08/2017


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Loraine Eira
CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!

Comentários

comentários

Loraine Eira

Loraine Eira

CO-Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!