Trocar a carteira de motorista em Portugal

Pensando em trocar a carteira de motorista em portugal? Nós te ajudamos!

Se você está pensando em vir para Portugal apenas para visitar, fica tranquilo, sua CNH tem validade aqui durante o período de turismo, desde que esteja dentro do prazo de validade. E não se esqueça de mostrar sempre seu passaporte, pois esse é o único documento válido do turista!

E se você já está aqui em Portugal com autorização de residência, o que fazer? Se você já tem a autorização de residência, você já pode trocar a carteira de motorista brasileira pela portuguesa seguindo os seguintes passos:

1. Você precisa comprovar a autenticidade da sua CNH e isso pode ser feito ainda no Brasil, solicitando a CERTIDÃO DE PRONTUÁRIO junto ao Detran do seu estado (no Detran de SP é possível fazer esta solicitação online em http://www.detran.sp.gov.br). Se você já estiver em Portugal, não se preocupe, o Consulado-Geral do Brasil emite um CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE DA CNH. Esse serviço, que deve ser agendado previamente em um desses links (Agendamento Lisboa e Agendamento Porto), o valor é de 15 e você deve comparecer no dia agendado munido de passaporte, CNH e título de residência. O documento emitido pelo consulado fica pronto em aproximadamente 15 minutos.

2. Agora você precisa comprovar que tem condições mentais e físicas de conduzir um carro. Para isso é preciso um atestado médico. Você pode ir ao centro de saúde da região onde você vive e solicitar uma consulta no valor de 5, mas você também pode optar por um médico particular ou convênio, dependendo da urgência.

3. Ir ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) que é o órgão responsável pela emissão e controle das cartas de condução portuguesas, em no máximo 90 dias após a fixação de residência em Portugal. Caso ultrapasse esse prazo, será necessário fazer uma prova prática. Confira a alteração de lei que informa sobre o novo prazo em DRE:

a) Estabelece a possibilidade de conduzir em território nacional durante os 185 dias prévios à fixação da residência e um prazo de 90 dias, após a obtenção da residência em território nacional, para a troca de título de condução estrangeiro pela carta de condução portuguesa, bem como o regime das provas teóricas e práticas necessárias;

4. Solicitar a troca da CNH no IMT da área de residência. Todos documentos necessários, assim como valores estão descriminados neste link do IMT.

 

Feito tudo isso, a sua CNH fica com o IMT e eles enviam para o Brasil. Você recebe um documento impresso, onde consta que você fez o requerimento de troca e está aguardando sua carta de condução chegar em casa (lembre-se de sempre manter uma cópia desse documento para apresentar em caso de uma fiscalização de trânsito). Existe uma data de validade nesse documento, então se você não receber nada no prazo estipulado, volte ao IMT para carimbar esse documento, caso contrário, você estará conduzindo com uma “carta” vencida!

A carteira de motorista em Portugal é válida até os 50 anos, então só é preciso renová-la após atingir essa idade!

OBS: a Permissão para Dirigir não é válida nesse caso, você precisa mesmo da Carteira Nacional de Habilitação!

No meu caso, eu pude ir ao IMT de Setúbal e foi muito rápido!

Até a próxima!

😉 Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com

Imagem via Pixabay

Tales Henrique de Farias
Apaixonado por tecnologia, música e viagens! Descobriu que o mundo é imenso e que ficar a vida toda no mesmo lugar não era uma opção. Escreve com o intuito de ajudar outras pessoas e compartilhar as experiências que teve.

Comentários

comentários

Tales Henrique de Farias

Tales Henrique de Farias

Apaixonado por tecnologia, música e viagens! Descobriu que o mundo é imenso e que ficar a vida toda no mesmo lugar não era uma opção. Escreve com o intuito de ajudar outras pessoas e compartilhar as experiências que teve.