Educação

Uma vantagem para morar no Porto? Escola da Ponte

morar no Porto Escola da Ponte
Zaira Bosco
Escrito por Zaira Bosco

Quer uma vantagem para morar no Porto? Escola da Ponte – A Escola dos sonhos e por quê escolhemos o Porto para viver.

Uma escola sem provas, sem turmas fechadas, sem aquela hierarquia tão comum em que professores são colocados como detentores do saber e os alunos, meros indivíduos passivos. Anarquia? Não. Autonomia!

Essa é a configuração da Escola da Ponte, localizada em Santo Tirso, no distrito do Porto.

É por causa dessa escola que decidimos nos mudar para o Porto. É de fato um sonho poder ter meu filho estudando lá.

A Escola, que existe desde 1970, configura a rede pública de educação e é referência mundial por ser um marco na mudança do ensino tradicional para o democrático.

É simplesmente a instituição de ensino que Rubem Alves se refere, em 2001, descrevendo-a no seu livro “A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir”.

Lá, as crianças são instigadas a praticar a democracia, por meio da organização de assembleias e debates; praticam a autonomia quando são elas mesmas que buscam soluções aos problemas.

As crianças, em vez de turmas fechadas, se agrupam de acordo com interesses semelhantes e não por faixas etárias.

Nos espaços que instigam a curiosidade e criatividade, e não em salas de aula tradicionais, são disponibilizados várias fontes de conhecimentos, como livros, dicionários, computadores com acesso à internet.

São essas fontes que utilizam para elaborarem sus projetos, em grupo, junto aos tutores, e não professores.

Ao fim de 15 dias, elas fazem uma avaliação do que aprenderam. Se os resultados forem positivos e conclusivos, o grupo dissolve-se e é formado outro para estudar um novo assunto.

Você pode estar se perguntado se isso dá certo na vida real, quando as crianças saem da escola e enfrentam novamente o modelo tradicional (a Escola vai até o 9º ano). Sim! Elas também são preparadas para os exames mais tradicionais. E, convenhamos, uma criança que aprende a pensar e não a reproduzir, aprende a ter seu próprio ponto de vista e toma decisões baseadas em seus conhecimentos, há de se dar bem em qualquer lugar desse mundão.

Até breve!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com | Imagem via Pixabay.

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Zaira Bosco

Zaira Bosco

Colunista do O-TUGA, socióloga, adora escrever, se aventurar pela cozinha e pelo mundo. Ama desafios e escolheu se mudar para Portugal com a família. Sempre à procura da batida perfeita.