Portugal de Janeiro à Janeiro

Descubra como é Portugal em NOVEMBRO

Portugal em Novembro
Loraine Eira
Escrito por Loraine Eira

Um novo mês e mais uma oportunidade de conhecer “Portugal de Janeiro à Janeiro”. Com isso, vamos estrear a matéria falando como é Portugal em Novembro!

Ah Novembro… Nem deu tempo direito das lojas estarem enfeitadas com o Halloween que muitas começaram a colocar enfeites de Natal na primeira semana de Novembro.

Pois é, o ano esta voando e estamos literalmente no fim do ano e o frio que estava aos poucos dando sua cara, finalmente chegou!

O Clima 

Falando em frio, veja como foi nosso dia em Lisboa no primeiro dia desse mês:

Portugal em Novembro

Como no mês passado, sugiro a mesma dica…

Se você esta passeando em Portugal, aproveite o sol para tirar muitas fotos. Aproveite e visite primeiro lugares mais abertos, pois o tempo já começa a escurecer mais rápido. Veja que a previsão do sol fica em torno das 17hrs. Portanto, aproveite a luz do dia para fotografar e deixe os Museus, lugares fechados mais para o fim do dia.

 

Fuso Horário

Novembro começou nas baixas temperaturas e isso ocorre porque: “Na madrugada do dia 29 de outubro de 2017 (Domingo), a hora legal muda do regime de Verão para o regime de Inverno.

  • Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, às 2:00 horas da manhã atrasamos o relógio de 60 minutos, passando para a 1:00 hora da manhã.
  • Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 1:00 hora da madrugada de Domingo, dia 29 de outubro, passando para a meia-noite (00:00), do mesmo dia.

Os instantes mencionados estão referenciados à hora legal”, conforme refere o Observatório Astronómico de Lisboa.

 

Feriados

Novembro começa com um feriado. Sim, o feriado do mês é no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos em Portugal.

Agora, não chega a ser um feriado em Portugal, mas um dia muito celebrado é o Dia de São Martinho comemorado no dia 11 de Novembro.

 

A lenda de São Martinho

“Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Diz a lenda que, nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias.

Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno [que não foi batizado], cobriu-me com esta veste”. Fonte: Observador

 

As tradições do dia de São Martinho | Magusto

“Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho.

De acordo com alguns autores, como José Leite de Vasconcelos e Ernesto Veiga de Oliveira, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas.” Fonte: Observador

Agora, quer saber um pouco mais sobre a lenda e outras curiosidades? Leia a nossa matéria sobre o tema.

Portugal em Novembro

 

Passagem e Hospedagem 

Gostamos de lembrar que, o ideal é sempre planejar com antecedência sua viagem para não prejudicar o bolso.

Quanto mais cedo você fizer uma reserva, maior a probabilidade de você reservar um local com fácil acesso e com um preço mais em conta.

Agora… Quer um desconto na sua hospedagem? Utilize nosso link de descontos que preparamos no O-TUGA através do Booking e bom passeio!

E fique atento as nossas dicas para compra de passagem aérea em “Passagem aérea – Encontre o melhor preço para voar até Portugal” e não caia no golpe em que, muitas pessoas andam vendendo passagem aérea pela internet sem serem credenciadas a nenhuma agência ou companhia aérea. Fiquem atentos e não caiam nesse golpe!

 

Quantos euros levar?

Uma dúvida comum entre os que viajam a turismo para Portugal diz respeito aos chamados meios de subsistência. Trata-se de uma das várias exigências para entrada no país, ligada à condição do estrangeiro de atender suas necessidades básicas durante a estada em território luso.

Por desconhecimento ou lapso, esta exigência tem sido causa recorrente de impedimento à entrada no país. Portanto, fique atento! Indicamos a leitura da matéria: “Afinal, quantos euros devo ter para entrar em Portugal?“, e também, “Comprar euro – dicas para economizar“.

E acesse o link exclusivo de Loraine Eira (Fundadora do O-TUGA) para que você ganhe um desconto na sua primeira transferência através do Transferwise!

transferwise alternativa

 

Sites/aplicativos
  • PT Airports: Um ótimo aplicativo para quem está no aeroporto esperando um amigo ou família chegar. Muito legal e super útil!
  • AccuweatherAcompanhe como anda a temperatura cidade à cidade. Desde que chegamos à Europa, utilizamos esse site como referência para saber como esta a temperatura no dia ou como estará dependendo do local em que vamos visitar. Vale super a pena!
  • Moovit: Uma ótima alternativa para quem quer utilizar o transporte público. Você coloca a morada (endereço) destino e o mesmo te mostra as opções, o que te dá até a opção de acompanhar sua chegada ao local através de um mapa com notificação da paragem (ponto) que você deve descer.

 

Passeios

Ahhhh, como é bom VIAJAR! Veja as nossas dicas de onde você deve passear em Portugal. Conheça a nossa categoria Mochilando 😉

Mochilando em Portugal

 

Agora, vamos falar de entretenimento! Confira a Agenda Cultural

Espetáculos, Exposições, Feiras, Musicais, Oficinas, Teatro, Workshop, muita música e muito mais!

Um calendário com os melhores e mais diversificados acessando Eventos em Portugal. Confira e participe!

Agora uma dica, ou melhor, um lembrete…

Através da internet, hoje em dia temos um acesso muito fácil aos eventos que ocorrem ao redor do mundo. Por isso, além da nossa agenda de eventos, vamos disponibilizar os sites que sempre consultamos para saber aonde estão os melhores eventos em Portugal.

E não há segredo nenhum! Faça sempre essa pesquisa através de sites que vendem ingressos para eventos.

Por exemplo: Se você quer ter consigo uma relação de eventos de Fado em Portugal. Entre em uma dessas plataformas, coloque a palavra chave e PRONTO! Você mesmo pode fazer a sua relação de eventos para participar! 😉

Acompanhem sempre os sites abaixo:

 

E claro… Apesar de já ter mostrado como nós fazemos nossas pesquisas, preciso citar os artistas brasileiros que vem para Portugal 😉

  • Gal Costa: Lisboa no dia 11 de Novembro e no Porto no dia 12 de Novembro
  • Barbixas – Improvável 10 anos: Lisboa nos dias 17 e 18 de Novembro e no Porto nos dias 20 e 21 de Novembro.

 

Além do que, alguns dos nossos favoritos:

 

Acompanhe também os eventos que divulgamos também através do grupo no Facebook: Eventos em Portugal.

Eventos em Portugal

 

E para fechar a mala, quer dizer, essa matéria… Não deixe de ler nossa com várias dicas do que trazer na bagagem:

E agora? Está na hora de fazer as malas para Portugal”.

Fazer Malas Portugal

 

E o que vem por aí…

Novembro nemmmmm acabou e já estamos de olho em Dezembro!

Se você esta organizando algum evento ou sabe de alguma atracção excelente, nos mande por e-mail: eventos@o-tuga.com

Aguardem, porque Dezembro também será um excelente mês. Muita coisa boa vem por aí, aguardem!


😉 Gostaria de mais informações, nos acrescentar algum dado ou nos alertar quanto a algum possível erro?

Envie um e-mail a contato@o-tuga.com 

Post de 01/11 e actualizado em 12/11.


Sugestão de Vídeo relacionado ao nosso Canal no Youtube

Comentários

comentários

Sobre o autor

Loraine Eira

Loraine Eira

Fundadora do O-TUGA, é colecionadora de carimbos no passaporte e de fotografias. Se apaixonou por Dublin em seu intercâmbio em 2014 mas escolheu a terra dos tugas para criar raízes em 2015. Definitivamente, uma paulistana que resolveu deixar São Paulo para descobrir o mundo!!!