Turismo em Portugal

Roteiro de 3 dias no Porto, Portugal

Roteiro Porto Portugal
Silvana Castro Lima
Escrito por Silvana Castro Lima

Vai para o Porto e não sabe o que fazer? Confira as melhores dicas para que você aproveite 3 incríveis dias no Porto.

Dia 1 – Cais da Ribeira, Ponte Luis I e degustação de vinhos em Gaia

Chegamos no Porto no meio da tarde e fomos dar uma geral nos arredores.

Descemos as ruas a pé em direção ao rio Douro. Andamos pelo Cais da Ribeira em direção a Ponte Luís I para atravessar para Vila Nova de Gaia.

Essa ponte de ferro tem dois andares. Aconselho a andar por ela tanto pelo andar de baixo, como pelo andar de cima.

Tour guiado na Cave Ferreira

Embora conheçamos o vinho de lá como “vinho do Porto”, a maioria das caves ficam em Gaia.

Fomos até a Cave Ferreira (aberta todos os dias das 10:00-12:30 e das 14:00 às 18:00) para uma visita guiada. Por sorte, ia começar uma em português (tem vários horários de visita e em várias línguas, precisa se informar antes).

Jantar no Restaurante Abadia

Ao voltar para Porto, fomos jantar no Restaurante Abadia (R. Ateneu Comercial do Porto 22 | aberto das 12:00 às 15:30 e das 18:30 às 23:00). A comida estava excelente e relativamente barata. Para comer, eu recomendo o bolinho de bacalhau – estava DIVINO- e de sobremesa o Viennetta.

Dia 2 – Passeio pelo centro histórico de Porto
Parte da Manhã:

Subimos até a Estação de São Bento, famosa por seus azulejos. Alias azulejos belíssimos em fachadas, principalmente nas igrejas é o que não falta no Porto. Um mais belo que o outro.

Saindo de lá fomos andando até a Praça da Liberdade, considerada por muitos o coração da cidade do Porto. Lá, entre vários prédios belos e estátuas, tem uma de Dom Pedro IV, que aqui no Brasil é conhecido como Dom Pedro I.

Continuamos andando, subindo pela avenida dos Aliados, passando pela Câmara Municipal do Portochegando até a Igreja da Trindade (de segunda à sexta das 08:00 às 18:00, sábado das 7:30 às 12:00 e 14:30 às 18:00, domingo das 09:00 às 13:00 e das 16:00 às 19:00).

Depois fomos até a rua do Carmo onde tem a Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo (de segunda à sexta das 7:30-19:00 sábado e domingo 9:00-18:45 | entrada grátis). Duas igrejas geminadas com belos azulejos na lateral.

Em seguida, passamos pela Igreja dos Clérigos (aberta das 9:00-19:00), onde há uma torre famosa aberta para visitação. (Mas como a fila estava sempre enorme, não conseguimos visitar)

Para almoçar…

Compramos alguns pães e bolinhos de bacalhau e fomos almoçar no flat (ia passar o GP da Bélgica e como sou fanática por F1, parei por 1h30 pra poder assistir).

Na parte da tarde:

Após o almoço saímos para continuar o passeio e fizemos uma parada na Igreja de São Francisco – uma das poucas que conseguimos visitar.

Jardim do Passeio Alegre

De lá, seguimos de bonde para o Jardim do Passeio Alegre que fica na foz do rio Douro. Um lugar lindo para curtir a paisagem.

Ficamos lá até quase o pôr do sol, quando voltamos pro flat.

Dia 3 – Majestic, Mercado do Bolhão, Igrejas e teleférico de Gaia

Fomos caminhando até o Café Majestic, café histórico do Porto.

O local é caro, mas para quem não pode gastar muito, vale a pena uma parada pra tomar um café e curtir o ambiente. O café fica na rua Santa Catarina, uma rua comercial de Porto onde passam apenas pessoas.

Mercado do Bolhão

De lá, fomos até o Mercado do Bolhão, um dos mercados mais representativos do Porto. O mercado de diversos estande de flores, frutas e comidinhas diversas. Além dos produtos, o prédio foi homologado como imóvel de interesse público.

Pitaco da Mari: para chegar lá você pode fazer uma caminhada gostosa pelo centro ou pegar um metrô até a estação “Bolhão”.

Igrejas de Porto & Muralha Fernandina

De lá, passamos pela Capela das Almas de Santa Catarina, Igreja de Santo Idelfonso, Igreja de Santa Clara e pela Muralha Fernandina (cintura medieval de muralhas do Porto da quais somente pequenas partes sobreviveram até aos nossos dias).

Gaia: Passeio de Teleférico & Almoço no Cais

De lá, fomos até Gaia, atravessando a Ponte Luis I, desta vez por cima – a vista é belíssima. Pegamos o teleférico de Gaia – a vista para Porto do teleférico também é linda. Paramos no Cais de Gaia para almoçar.

Degustação de vinho do Porto na Ramos Pinto

De lá fomos para mais uma cave com visita e degustação, desta vez na Ramos Pinto.

O Palácio de Cristal

Saindo de lá, fomos andando de volta para Porto e caminhamos até o Palácio de Cristal e seus jardins – não aconselho a fazer isso, mas caso façam, talvez tenham mais sorte do que eu e encontrem o Museu do Vinho do Porto aberto.

O Palácio de Cristal tem umas das vistas mais bonitas do Porto.

Embora tenha o nome “palácio” parece mais um ginásio, mas lá tem uns jardins que tem vista para o rio e é muito bonito, não paga para entrar. É entrar e explorar o ambiente.

Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Saindo, passamos pela Igreja de Nossa Senhora da Vitória (também conseguimos entrar).

Último jantar no Abadia

Última noite e saímos para jantar de despedida. Ao invés de ir conhecer um novo local resolvemos voltar ao Abadia.

O que faltou visitar:

E faltou tanta coisa pra ver lá em Porto, Tenho que voltar pra passar uma semana. Alguns programas que a Silvana gostaria de ter feito:

  • Visitar a biblioteca chamada Livraria Lello e irmão (as fotos são incríveis) que inspirou a biblioteca do filme do Harry Potter
  • Visitar os Castelos de São João Bastista e de Santa Catarina
  • Passeio de barco pelo rio Douro.
Dicas para planejar a viagem:
Para visitar as igrejas do Porto – programe-se

A maior dificuldade no Porto era visitar as igrejas por dentro. Todos os dias têm missas pela manhã e em alguns dias (como o domingo), também à tarde. Assim, se você faz questão de visitar as igrejas por dentro, veja os horário de funcionamento e planeje bem sua visita.

Transporte

O centro de Porto é relativamente pequeno e bem gostoso de andar. Assim recomendo que você faça os passeios a pé, ou de bonde. Para passeios mais longe, como a foz do Rio Douro você terá que usar o bondinho. O centro de Porto é bem coberto pela linha de metrô.

Roteiro Porto Portugal

Até breve!

Confira mais vídeos no nosso Canal do Youtube

Gostaria de nos acrescentar alguma informação ou nos alertar quanto a algum possível erro? Envie um e-mail a contato@o-tuga.com | Conteúdo – Imagem via autora.

o-tuga-assessoria-em-portugal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Silvana Castro Lima

Silvana Castro Lima

Uma ciber-viciada que trabalha na área de tecnologia, adora viagens, fotos, música e chocolates.